Cidades

Polícia promete indiciar quem divulga fake news sobre sequestro de crianças

2 minutos de leitura
Polícia promete indiciar quem divulga fake news sobre sequestro de crianças

Na última semana, diversas denúncias sobre tentativas de sequestro de crianças em Cuiabá e Várzea Grande ganharam espaço nas redes sociais. O assunto tomou tamanha proporção que passou a ser investigado pela Polícia Civil. De acordo com a instituição, os responsáveis por notícias divulgadas que forem comprovadamente falsas poderão responder na Justiça. Até o momento, de uma série de denúncias, apenas um registro de ocorrência foi, de fato, feito na delegacia.

Conforme a Polícia Civil, a mãe, responsável por registrar o caso, foi ouvida na Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica) nesta quarta-feira (10) e manteve as declarações do boletim de ocorrência.

Segundo contou, ela passava por um ponto de ônibus na região do bairro Residencial Aricá, quando uma pessoa se aproximou e teria tentado levar sua filha. Com a ação frustrada, a pessoa entrou em um carro Fiat Pálio de cor preta e fugiu. Imagens de câmeras de segurança da região serão utilizadas na tentativa de encontrar os possíveis criminosos.

Também nessa quarta-feira, a polícia recebeu uma denúncia com a fotografia de um Fiat Pálio, com placas de Cuiabá, e a informação de que o veículo estaria sendo utilizado para sequestro de crianças, assim como narrou a mãe do caso anterior.

Um boletim de ocorrência foi registrado pelo proprietário do carro, que viu a foto do seu veículo em uma postagem feita por uma mulher, no Facebook.

Os dois casos estão sendo investigados e, se necessário, será solicitada perícia no veículo.

A Polícia Civil disse que trabalha para dar uma resposta à população, mas que as pessoas devem evitar propagar informações nas redes sociais sem antes checar a procedência. A orientação é procurar uma delegacia para checar ou fazer denúncias.

Os casos de divulgação nas redes sociais estão sendo acompanhados pela Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat). A polícia ressaltou ainda que os autores de divulgação de casos que forem comprovadamente falsos poderão responder por “falsa comunicação de crime”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes