Polícia já apreendeu mais de 5 toneladas de drogas em MT

Dados são referentes apenas ao primeiro semestre do ano; maconha é o produto que mais circula

Mais de cinco toneladas de drogas foram apreendidas no primeiro semestre de 2019 em Mato Grosso. A substância de maior circulação no Estado é a maconha. De janeiro a junho, fora apreendidas mais de 2,7 toneladas do produto.

Logo em seguida, aparece a cocaína. A polícia encontrou mais de 1,9 toneladas da droga no mesmo período. Crack (1 tonelada) e pasta base (834 quilos) estão em terceiro e quarto lugar no ranking.

Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Análise e Estatística Criminal (Ceac).

Comandante-geral da Polícia Militar em Mato Grosso, Jonildo José de Assis, atribui os resultados ao empenho da tropa e as operações repressivas nos municípios. Ele cita como exemplo a “Operação 100 dias”, deflagrada no início do ano.

Para o segundo semestre, o comandante ressalta que a instituição já deflagrou a “Operação Tempus”, que será realizada nos próximos três meses – agosto, setembro e outubro – e consiste no incremento de policiais nas ruas.

As apreensões também contam com o trabalho integrado da Polícia Judiciária Civil (PJC) e Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) que abrangem os 141 municípios.

(Com assessoria)