Política

Pobreza menstrual: projeto que determina doação de absorventes será votado na próxima semana

Deputada Janaína Riva é coautora do projeto, que pretende atender meninas da rede pública de ensino

1 minuto de leitura
Pobreza menstrual: projeto que determina doação de absorventes será votado na próxima semana
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O assunto pobreza menstrual, que foi tema de uma ampla matéria no programa Fantástico, da Rede Globo, na noite desse domingo (2), já reverberou em terras mato-grossenses. A deputada Janaína Riva (MDB) logo tratou de aproveitar-se do momento para reforçar a importância do fornecimento de absorvente nas escolas públicas e ainda dar uma satisfação para seus eleitores sobre sua atuação diante do assunto.

A parlamentar é coautora de um projeto de lei que determina o fornecimento do produto em todas instituições de ensino públicas do Estado. Ela assina o texto, que irá pra a segunda votação na Assembleia Legislativa ainda esta semana, em parceria com o falecido deputado Silvio Fávero, que morreu em decorrência do covi-19 no começo do ano.

Segundo Janaína Riva, o projeto irá para a segunda votação ainda esta semana.

“Quero votar ainda esta semana. Muita gente não sabe, mas deputado Silvio Favero apresentou o projeto pela primeira vez em 2019. Aprovamos na Assembleia, mas o governador vetou na época e não conseguimos derrubar o veto. Antes de falecer, o Silvio reapresentou o projeto com algumas modificações e com a minha coautoria. Vou pedir para que seja colocado na pauta para votação ainda esta semana”, esclareceu.

A menstruação ainda é um tabu em vários ambientes e, na reportagem, foi abordado questões como o constrangimento e a falta de recursos de muitas meninas para comprar o absorvente. Por este motivo, algumas colocam miolo de pão na vagina, usam fraldas de pano ou simplesmente deixam de ir à escola por vergonha e medo que de vazamentos por não terem dinheiro pra comprar absorventes.

(Com informações Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes