Principal

Plantio do algodão começa de forma tímida em Mato Grosso

2 minutos de leitura
Plantio do algodão começa de forma tímida em Mato Grosso

Banco de Imagens

algodão

 

Foi dada a largada para a safra 16/17 de algodão em Mato Grosso. A semeadura já totaliza 1,55% dos 600 mil hectares estimados, o que representa uma retração de 2% em relação à área plantada no último ciclo.  O ritmo é leve, se comparado ao mesmo período da safra 15/16, quando a semeadura da cultura totalizava 2,47% das lavouras. A maior parte do total semeado se encontra na região sudeste, com 3,87 %, seguida da região centro-sul, com 0,70% da área semeada, fato explicado por elas abrigarem 92,2% do total de algodão 1ª safra do estado.

Os dados são referentes ao Boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo a publicação, as próximas semanas serão de trabalho acentuado para os produtores, impulsionados pelas boas condições climáticas dos últimos dias. Além disso, o trabalho ganha força em razão da proximidade com a colheita da soja, que caso ocorra dentro das expectativas, deve oportunizar uma  janela de plantio favorável ao desenvolvimento do algodão mato-grossense.

Em relação a oferta e demanda da pluma, as projeções seguem inalteradas, sem novidades à safra 15/16. A quarta e última previsão aponta demanda de 890,8 mil toneladas e o mesmo é visto com relação à oferta, que permanece estimada em 892 mil toneladas de pluma. A estagnação da demanda pode ser reflexo da não recuperação econômica no país, freando o consumo interno tanto de Mato Grosso, com 12,6 mil toneladas, quanto o interestadual, em 315 mil toneladas.

Ainda com relação a demanda, a exportação tende a permanecer nos mesmos patamares de aproximadamente 563 mil toneladas. A manutenção desta estimativa deve-se, principalmente, a valorização do dólar e das cotações internacionais. De maneira geral, o cenário por parte da demanda para o próximo ano apresenta grandes desafios ao produtor, tanto pela instabilidade cambial quanto pelo mercado internacional.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes