Colunas & Blogs

Plano de Marketing: 10 dicas de como construir sua identidade visual

3 minutos de leitura
Plano de Marketing: 10 dicas de como construir sua identidade visual

Se você gosta de design e quer fazer parte do mundo do Branding, esse texto é para você!

Aqui você vai encontrar várias dicas de como construir uma identidade visual concisa, forte e que reflita o propósito da marca com que você está trabalhando.

Vamos lá!

  • Levantamento de informações: é o briefing do negócio, ou seja, um método específico de extração de informações necessárias para criar o projeto. O ideal é que você consiga entender qual é a personalidade do negócio, o público-alvo, onde ele é visto e onde quer ser visto.
  • Análise e Pesquisa: depois disso, é hora de fazer uma análise do negócio e do mercado e quais são os elementos associados a área de atuação. É importante também fazer uma pesquisa de referências em sites como Behance, Dribbble, etc.
  • Definição de informações: sempre tenha em mente quem é o público-alvo, com quem a marca irá conversar e quais características vão se sobressair nesta interação. É preciso então sintetizar informações, delimitar as principais características e definir como a personalidade da marca irá se comunicar com o público.
  • Construção do símbolo: a parte de conceituação da logo pode ser bem desafiadora, uma vez que é preciso pensar em um símbolo que realmente passe uma mensagem através de sua forma. É preciso ter em conta que ele não precisa ser extravagante, e sim, se comunicar bem com o público, transmitir algum valor da empresa, ser versátil para diferentes formatos e não se prender a recursos da moda, para que no futuro a marca não precise ser repaginada.
  • Escolha e gerenciamento de cores: é preciso pensar no conjunto e ver quais cores estão mais alinhadas com o que a marca precisa passar – para chegar a isso, é possível se pautar no que se quer transmitir ou fazer uma escolha mais baseada em pesquisa de mercado. A escolha do tom, da intensidade e da claridade da cor também fazem parte desta etapa. No que diz respeito a gerenciamento de cores, o bacana é escolher uma configuração de espaço que seja boa para apresentação e que possa ser alinhada a amostra de cores da Pantone, uma vez que é uma escala de cores utilizada por muitos fornecedores.
  • Escolha Tipográfica: é uma parte essencial, pois traz a personalidade da marca. Então busque entender a fundo sobre tipografia, bem como pensar em uma família tipográfica completa e que tenha uma versão WEB;
  • Organização e Criação de Elementos: é o momento de organizar o projeto e pensar em versões e assinaturas, e também em elementos que irão ajudar a identificar a marca;
  • Aplicação: é hora de verificar como o projeto será visto em suas aplicações reais, para isso é interessante fazer uso de mockups e pensar em aplicações impressas e na web;
  • Apresentação: monte uma apresentação para o cliente contendo os porquês de cada escolha e como elas casam com o que ele está procurando, busque valorizar muito bem o projeto neste momento;
  • Ajustes e alterações: infelizmente não tem jeito! É raro quando um ajuste não é pedido, então, após ser aprovado, sempre tem uma coisa ou outra para ser ajustada. Pode ser também que todo ele tenha que ser alterado, é o momento de entender a fundo cada pedido de alteração e refazer o que for necessário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes