Municípios de Mato Grosso com menos de 20 mil habitantes passarão a ter auxílio do programa Page (Partnership for Action on Green Economy), um grupo da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para o desenvolvimento da economia verde.
No total, 106 cidades vão receber ajuda para iniciar o processo de desenvolvimento econômico sustentável. As metas devem integrar um plano diretor com foco na qualidade de vida, saúde ambiental e saneamento básico unido à geração de empregos.
Conforme o governo, o plano será moldado em gestão participativa da população e terá que cobrir 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Esses municípios não são obrigados por lei, no Brasil, a ter plano diretor para o desenvolvimento próprio. O documento é exigido apenas das unidades como população acima de 20 mil pessoas.
O programa Page está implantado em Mato Grosso desde 2016, mas só agora passa a ter um cronograma para a sustentabilidade. Salto do Céu (350 km de Cuiabá), com pouco mais de 3,3 mil habitantes é o município no projeto piloto.