Piscina em casa: conheça os principais modelos e escolha o ideal para você!

Para quem quer construir uma piscina, é importante conhecer os diversos tipos de materiais utilizados, suas vantagens e desvantagens, preços e usos

Quer ter uma piscina em casa e não sabe em qual modelo investir? Para quem pensa em construir uma piscina, é importante conhecer os diversos tipos de materiais utilizados, suas vantagens e desvantagens, preços e usos. Nesta matéria irei explicar e diferenciar os principais modelos para te ajudar a escolher a ideal para a sua casa. São três:

Fonte: Pinterest

1. PISCINA DE ALVENARIA OU CONCRETO

Este modelo é conhecido pela sua versatilidade e personalização. Podendo ser feitas em vários tamanhos e formatos, as piscinas de alvenaria são ótimas para quem deseja usar a criatividade e mostrar personalidade. Existe uma grande variedade de acabamentos como pastilhas, cerâmicas e azulejos para deixá-la ainda mais com a sua cara.

O material possui grande resistência mecânica, porém está suscetível a rachaduras com o tempo. Ao ser construída, esse tipo de piscina deve receber uma camada de impermeabilização.

Pode ser utilizada não só em projetos residenciais, mas também em clubes e fazendas, que demandam piscinas de formatos mais variados ou maiores que o comum.

Fonte: Pinterest

Manutenção de Piscinas de Concreto:

  • Para limpeza mais pesada pode-se utilizar escova de aço;
  • Não mancha com cloro, mas com algicidas à base de cobre sim, então cuidado;
  • No local dos rejuntes, ficar atento quanto à limpeza, esses locais apresentam constantes problemas de desenvolvimento de algas.
Fonte: Pinterest

2. PISCINA DE FIBRA OU FIBRA DE VIDRO

Este modelo de piscina é um dos mais procurados, pois sua instalação é mais rápida se comparada às outras. As piscinas de fibra são pré-fabricadas, possuem um ótimo custo-benefício, durabilidade e resistência a vazamentos.

Como sua superfície é bastante lisa, não acumula fungos e as sujeiras são removidas com bastante facilidade. Porém, quem gosta de algo mais personalizado fica limitado, podendo escolher apenas entre os modelos disponíveis.

Fonte: Pinterest

Manutenção de piscinas de fibra de vidro:

  • Sua pintura é bastante sensível a manchas de cloro e algicida, bem como à arranhões. Deve-se diluir muito bem o cloro antes de sua aplicação.
  • Não usar escova de aço na hora da limpeza;
  • Nunca retire mais da metade da altura de água. Esse tipo de piscina quebra se não for estaqueada antes de seca;
Fonte: Google Imagens

3. PISCINA DE VINIL

Este modelo também permite escolher o formato e o tamanho. Sua estrutura é praticamente a mesma das piscinas de concreto, tendo bastante versatilidade na hora de construir.

Outras vantagens são a rapidez de instalação e fácil manutenção e limpeza, assim como as de fibra de vidro, além do baixo custo. Por outro lado, as desvantagens da piscina de vinil são tempo de garantia menor e fragilidade do material, que fura/rasga razoavelmente fácil.

Para a manutenção da piscina de vinil, tomar os mesmo cuidados citados nas piscinas de fibra de vidro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEm MT, mil reeducandos fazem as provas do Enem nesta terça e quarta-feira
Próximo artigoFutura ministra diz que Bolsonaro decidirá destino da Funai