PF deflagra operação contra desvio de dinheiro em prefeitura de MT

Investigação aponta que mais de 50% dos valores de obras contratadas eram desviados para contas de servidores públicos

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (15) a Operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos praticados na Prefeitura de Rio Branco (335 km de Cuiabá).

A investigação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual, aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade pelos prefeitos. Eles teriam praticado corrupção passiva e ativa.

Os policiais federais cumprem mandados judiciais na sede da Prefeitura, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos fatos criminosos, em especial servidores públicos e particulares.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHá quase 30 anos no mesmo bairro, idosa espera ver asfalto ainda em vida
Próximo artigoTodos vacinados