Cidades

PF cumpre mandado de busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Cuiabá

Ação faz parte da Operação Cupincha, que investiga atos de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo desvios de recursos da Saúde Pública

2 minutos de leitura
PF cumpre mandado de busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre )

A Polícia Federal está cumprindo, na manhã desta segunda-feira (1º), mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, no Hospital São Benedito e no Hospital Municipal de Cuiabá.

Segundo a assessoria da Polícia Federal, os mandados fazem parte da Operação Cupincha, realizada em outubro de 2021 e que investiga atos de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo desvios de recursos da Saúde Pública.

Na ação do dia 28 de outubro de 2021, o ex-secretário de Saúde de Cuiabá Célio Rodrigues foi preso.

Já na desta segunda-feira (1º) estão sendo apreendidos documentos. A ação tem o objetivo de obter processos de pagamento decorrentes de aquisições sem cobertura contratual, bem como dados de tramitação de documentos e da execução orçamentária e financeira das despesas, na importância de mais de R$ 7 milhões.

A PF informou que as informações haviam sido formalmente solicitadas ao órgão e à empresa pública, contudo, ou não se obteve resposta, ou a resposta revelou novas incongruências que devem ser esclarecidas no contexto da investigação.

As investigações continuam para a apuração da materialidade, autoria e circunstâncias relacionadas com as práticas delitivas investigadas.

O que disse a Empresa Cuiabana de Saúde?

Em nota, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública informou que foram cumpridas ordens judiciais de busca e apreensão de documentos perante à Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da ECSP (que funciona no Hospital Municipal de Cuiabá) e no Hospital Municipal São Benedito. Uma equipe também se deslocou até a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas nenhuma mídia ou documento foi apreendido no local.

Segundo a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, mesmo com a presença dos agentes federais, o atendimento nos dois hospitais foi mantido.

“A Empresa Cuiabana de Saúde Pública informa ainda que periodicamente realiza auditoria nos pagamentos efetuados às empresas terceirizadas, em atenção à premissa de transparência nos investimentos públicos. Reitera que permanece à disposição para o fornecimento de informações”, diz trecho da nota.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes