Cidades

Pesquisadores da temática racial e profissionais da educação se reúnem em Jornada na UFMT

2 minutos de leitura
Pesquisadores da temática racial e profissionais da educação se reúnem em Jornada na UFMT

Conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e atividades culturais irão reunir pesquisadores das desigualdades raciais na educação, trabalhadores (as) e estudantes da área, além de movimentos sociais e ativistas da causa negra, entre os dias 4 e 7 de novembro. Trata-se da XII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, evento acadêmico-científico, realizado, anualmente, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre).

As inscrições para o evento, com ou sem submissão de trabalhos, estão abertas AQUI, até o dia 27 de outubro. As atividades são abertas à comunidade geral, interna e externa à UFMT, totalizando carga horária de 40 horas aos participantes.

A Jornada acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), paralelamente ao Seminário Educação (Semiedu), com objetivo de discutir questões pertinentes à comunidade negra na educação brasileira, através da Mostra de Experiências na Implementação da Lei nº 10.639/03 e de debates sobre Educação Escolar Quilombola e movimento negro no país, pautando as lutas desta população por reconhecimento.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), responsável pela idealização e realização da Jornada, atua na UFMT deste 2001. Segundo a coordenadora Candida Soares da Costa, foram contabilizadas, no último ano, cinquenta dissertações e teses concluídas e/ou em andamento, vinculadas à temática, além da coletânea “Educação e Relações Raciais”, a qual se integram, até o momento, 25 títulos, compondo 25 volumes.

Além das pesquisas, o programa promove atividades gratuitas a comunidade externa, como cursos de formação continuada para professores da rede pública, em modalidades presencial e a distância, além de eventos que pautam as desigualdades raciais na sociedade brasileira.

Mais informações pelo (65) 3615-8447.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes