Variedades

Pesquisadora lança livro sobre a história da capoeira em Mato Grosso

1 minuto de leitura
Pesquisadora lança livro sobre a história da capoeira em Mato Grosso

Parte integrante do universo cultural afro-brasileiro, a capoeira hoje é aceita, ensinada e praticada em diversos espaços educacionais de Mato Grosso. Mas nem sempre foi assim. O histórico da manifestação e sua chegada no Estado são relatados por mestres pioneiros no livro “Capoeira: da senzala a imaterialidade”, da pesquisadora Adinéia Leme.

A obra será lançada neste sábado (04), na Livraria Janina do Shopping Pantanal, em Cuiabá. Conforme a descrição do trabalho, será o primeiro material publicado sobre o assunto no Estado.

Durante a pesquisa, a autora se debruçou na história oral, utilizando as narrativas e memórias dos mestres da capoeira mato-grossense. Entre os achados do estudo, o livro mostra, um nascimento “espontâneo e pautado no prazer da prática”, durante a década de 1960.

“Os mestres são os principais atores dessa história, e, portanto, detentores do conhecimento de sua própria trajetória e do início em Mato Grosso. Pioneiros na arte de ensinar e perpetuar a capoeira. As narrativas revelam o mundo da simbologia da arte afro-brasileira em músicas, movimentos, histórias e tradições, onde o corpo e a alma se fundem em um só”, destaca a escritora.

Compartilham seus testemunhos os mestres Eron, Sombra, Lindomar e os professores Biro, Coral e Veto; todos escolhidos diante da representatividade reconhecida no Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes