Variedades

Pesquisador alerta sobre demanda da criação de hospital especializado para policiais

2 minutos de leitura
Pesquisador alerta sobre demanda da criação de hospital especializado para policiais
Laudicério Machado é cabo da PM e doutor em Administração com especialização em gestão de saúde

Reconhecido pela trajetória aguerrida que soma muitas conquistas, o cabo da Polícia Militar de Mato Grosso que é também doutor em Administração, Laudicério Aguiar Machado, realiza mais um feito. Nesta sexta-feira (20), às 19h45, ele lança seu segundo livro, Governança Pública – Serviços de Saúde aos Agentes de Segurança Pública de Mato Grosso.

Acadêmicos, policiais e autoridades políticas participam do evento que ocorre na sede da Cruz Vermelha, ao lado do Comando Geral da PM, na avenida do CPA. Haverá sessão de autógrafos com coffe break, apresentação cultural e participação especial do coronel Edson Benedito Rondon Filho, doutor em sociologia pela UFRGS.

Este é o segundo livro de Laudicério que compila pesquisas na área da gestão com vistas a se tornar fonte de pesquisa caso seja materializado anseio da categoria, de contar com uma unidade de saúde para atendimento de policiais militares.

“É um estudo que pode subsidiar a implementação de ações políticas de gestão. Os conceitos teóricos e análise de outros modelos podem nortear a tomada de decisões e garantir melhores resultados”, declara Laudicério. Defensor ferrenho de uma unidade que atenda agentes da PM, ele ressalta a rotina exaustiva de trabalho.

“O policial, por muitas vezes, sobrepõe os limites do corpo à superação constante. Pesquisas apontam que o policial tem um cotidiano estressante por conta da grande responsabilidade que carrega, fora os riscos. Um policial tem sete vezes mais chance de morrer que profissionais de outras áreas, como detectou outra estudiosa do assunto, Maria Cecília Minayo”.

Laudicério Machado é um defensor ferrenho da criação de um hospital especializado e vem desenvolvendo estudos desde o primeiro livro, resultado da pesquisa do Mestrado, O Papel do Administrador de Hospital na Segurança Pública. “Penso nas lacunas dos serviços de saúde do policial militar. Temos um corpo clínico de militares muito gabaritados, mas um hospital administrado também por pessoas vinculadas à instituição poderia também ampliar seu atendimento, ser credenciado ao SUS, por exemplo”.

Foi justamente isso que propôs, ou seja, investigou qual seria o perfil deste gestor que estaria à frente da unidade hospitalar e chegou à conclusão amparado pelos princípios da hierarquia, em consonância com o conhecimento médico, essa autoridade motivaria seus subordinados e ao certo, haveria bastante rigor em seu funcionamento.

Atualmente, o cabo está integrado ao corpo de estudiosos do Centro de Pesquisa da PM. Segundo Laudicério, uma pesquisa longitudinal está sendo desenvolvida junto a mais de 3 mil agentes para que se possa ser definido o perfil do novo policial militar e também, suas expectativas sobre a profissão. Dados serão coletados ao longo de anos junto àqueles que entraram no curso de formação de soldado já em 2014 e que atuam em todos os comandos regionais do Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes