Pesquisa mostra que Dia das Mães movimentará R$ 28 milhões no Brasil

Autenticidade e criatividade serão o diferencial na hora de atrair os clientes

Reencontrar. Essa é a palavra que define o Dia das Mães deste ano, que será celebrado no dia 8 de maio. Segunda data mais importante do calendário anual de festividades que fomentam as vendas, a celebração abre uma grande janela de oportunidades, principalmente neste período de pós-pandemia.

Essas oportunidades podem ser constatadas na análise do percentual de pessoas que pretendem comemorar a data. De acordo o relatório da consultoria da Behup, mesmo diante de uma economia ainda em recuperação, mais de 70% dos consumidores afirmaram que vão celebrar o dia, enquanto em 2021 a concentração ficou em 65%.

Esse percentual representa, aproximadamente, 127 milhões de brasileiros realizando, pelo menos, uma compra neste período. A movimentação deve injetar R$28 bilhões na economia de empresas de comércio e serviços.

Mas para alcançar esses resultados, os empreendedores precisam se preparar, inovando com autenticidade e criatividade. É o que explica a consultora do Sebrae/MT Érika Monteiro.

“O perfil do consumidor mudou em tempo recorde. Hoje, encontramos pessoas comprando menos, porém com qualidade e buscando comodidade, aplicando muito a gestão de tempo e segurança nas suas experiências. Fatura mais quem consegue se adaptar bem e atender essas necessidades. Neste Dia das Mães, data que fica atrás só do Natal em questão de movimentação, é uma boa oportunidade para que coloquem em prática as novas técnicas e estratégias, buscando se conectar com esses novos perfis”, diz.

A analista ainda alerta que o novo cenário também trouxe um novo olhar na hora da escolha dos presentes. “Esse tempo de isolamento mexeu, sim, com os valores das pessoas. Tudo isso, fortaleceu a cumplicidade, empatia, fé, cuidados com a saúde. Essas mudanças de comportamento vão impactar, diretamente, na escolha do presente, que deve ficar muito no mercado de serviços, como mostra as pesquisas”, aponta.

Alinhado ao movimento de mudanças, Erika também destaca que as compras online vão continuar em expansão. “Por mais que o fluxo das compras físicas tenham se equilibrado, a modalidade online tende a aumentar. É um movimento esperado, por causa do ‘boom’ das tecnologias. A pandemia só o antecipou”, frisa.

Tendências – Presentes que transformam

Seguindo a tendência, a empresária Marcella Barros, da rede de lojas de roupas Dom Manuel, já se atualizou e traz novidades nas experiências de compras para esse Dia das Mães. A sua rede de lojas, hoje, conta também com o serviço de consultoria de imagem. A ideia, segundo Marcella, é possibilitar que seus clientes conheçam a dimensão e importância do serviço, que vai além de um simples estudo de cores.

“O serviço tem um objetivo bem mais profundo. Ele tem o poder de fazer descobertas, desconstrução e reconstrução da imagem. Ajuda a pessoa a harmonizar suas peças, fazer uma compra mais assertiva e, assim, montar um guarda-roupa mais inteligente. É um impacto de transformação, que além de mexer na autoestima também gera economicidade.

Agora já pensou em presentear as mães da sua vida com um óculos de grau – claro, se elas necessitarem?! Quem traz essa proposta é o empresário da rede Empório Ópticos, Rodrigo Miranda. A sugestão, de acordo com Miranda, é unir a celebração com a necessidade. Para isso, o empresário trouxe também a consultoria de imagem para o seu grupo.

“A ideia é oferecer um atendimento personalizado, com a missão de fazer o nosso público compreender que usar óculos pode se tornar, sim, uma experiência agradável, conectando-se com o restante do vestuário”, conta.

Para desenvolver o projeto, o empresário está trabalhando em parceria com uma consultoria externa de imagem e estilo.

“A execução do projeto casou com o Dia das Mães e também com a retomada de 100% do funcionamento do comércio. A consultoria veio para somar às inovações do grupo e proporcionar o contato com esse novo conceito de presente. Além dela, a equipe do Sebrae/MT sempre está presente no desenvolvimento da nossa empresa. Desde que montamos a rede, procuramos nos capacitar para acompanhar as mudanças do mercado. Isso também é o nosso diferencial”, acrescenta Rodrigo.

Nas quatro unidades da Empório, serão montadas as vitrines voltadas para a data. Os espaços, segundo o empresário, serão organizados com as armações separadas pelas cores de cada paleta. “Vamos capacitar os colaboradores para que, além das vitrines, eles também levem a informação de como essa compra pode impactar na vida de cada um”, justifica.

Outras opções

O mercado, lembra Érika Monteiro, voltou ao funcionamento bem criativo. “Segmentos como confeitaria, restaurantes de customização também trazem boas alternativas para presentear as mães. Os bolos “Bentô cakes memes”, que podem ser confeccionados com as famosas frases das mães, camisetas com esse mesmo conceito, são presentes criativos e com valores bem em conta e que vão alegrar a festividade”, finaliza a analista técnica do Sebrae/MT.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCâmara Federal debate adoção do semipresidencialismo. Você sabe o que é?
Próximo artigoAdolescentes são apreendidos após furtar loja e ameaçar seguranças de shopping