Pesquisa confirma que estresse eleva risco de ataques cardíacos

Lição para a sexta-feira: é melhor manter a calma!

Nos dias de hoje, repletos de afazeres, é relativamente fácil acabar se estressando com algo (ou tudo) que acontece nossa volta. Mas é melhor refletir sobre isso.

Estar constantemente estressado é algo perigoso, pois esse estado psico-emocional libera um hormônio chamado cortisol que, em quantidades elevadas, pode levar a um ataque cardíaco.

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mediu os níveis de cortisol, ao longo de um período de 24 horas, em amostras de urina de 861 pessoas acima de 65 anos de idade. A avaliação foi feita durante seis anos de estudo.

No período, 183 participantes do estudo morreram. Os altos níveis de cortisol foram observados nos óbitos decorrentes de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Quando divididos em três grupos com base nos níveis do hormônio do estresse, o grupo dos participantes com os maiores níveis de cortisol apresentou um risco cinco vezes maior de morrer por doenças cardiovasculares. Tudo isso por conta dos picos de pressão sanguínea que o hormônio provoca.

Por isso, sempre tente manter a calma. Nenhum aborrecimento vale mais que sua vida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÉder Moraes quer processar procuradores que pediram sua exclusão da Desenvolve MT
Próximo artigoDecisão adiada

O LIVRE ADS