Personalidade do ano

Marcos Troyjo receberá o prêmio ”Personalidade do Ano do Comércio Exterior 2020"

Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil

A FUNCEX – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior elegeu o economista, cientista político e diplomata Marcos Troyjo como “Personalidade do Ano do Comércio Exterior 2020”. A premiação ocorrerá em cerimônia virtual no próximo dia 3 de julho.

Troyjo integrou até recentemente a equipe econômica do Ministro Paulo Guedes na condição de Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. Nesse período, exerceu também a presidência da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG) e representou o Brasil em diferentes organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.

Para o Presidente da FUNCEX, Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, o prêmio é um justo reconhecimento. “No Ministério da Economia, Troyjo teve papel fundamental na estruturação das ações em comércio exterior e relacionamento com bancos multilaterais. Essas frentes encontravam-se desarticuladas nas antigas pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria & Comércio. Com isso, levou o tema da integração internacional competitiva ao coração da política econômica”, afirmou.

Já Eduardo Machado, Diretor-Geral da FUNCEX, destaca que Troyjo contribuiu em sua gestão com uma série de grandes realizações como a conclusão de Acordos do Mercosul com União Europeia e EFTA, Acordos com Argentina e Paraguai para inclusão definitiva do setor automotivo no Mercosul, dinâmica de ingresso do Brasil no GPA (acordo de compras governamentais da OMC), modernização da Camex e avanço na entrada do Brasil na OCDE. “Trata-se de importante marco na agenda econômica externa do País”, acrescentou.

Eleito para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) no período 2020-2025, Marcos Troyjo assinala que “mais do que mérito individual, o prêmio oferecido por uma instituição da relevância da FUNCEX é símbolo do bom rumo que o atual governo brasileiro confere aos desafios econômicos internacionais, como definido pelo presidente Jair Bolsonaro e executado pela equipe do Ministro Paulo Guedes em coordenação com outros ministérios”.

A FUNCEX – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é instituição sem fins lucrativos e de interesse público. Criada em 1976 por iniciativa do então Ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, a FUNCEX ajuda o Brasil a expandir suas fronteiras mediante pesquisas e sugestão de políticas públicas e privadas que estimulem a inserção competitiva de nossos produtos e serviços no mercado internacional. Publica a Revista Brasileira de Comércio Exterior, referência no debate sobre o Brasil e o mercado mundial há mais de 30 anos. (Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBotelho critica MP e TCE e diz que falta “bom senso” na hora de acusar gestores
Próximo artigoPassarela entregue

O LIVRE ADS