Cidades

Período chuvoso acende alerta para aumento de animais peçonhentos

Disque 0800 do Hospital Municipal de Cuiabá presta orientação 24 horas em casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicações

2 minutos de leitura
Período chuvoso acende alerta para aumento de animais peçonhentos

A direção do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, por meio do Centro de Informações Antiveneno (CIAVE), alerta à população para os cuidados necessários para evitar picadas de animais peçonhentos, principalmente durante o período chuvoso.

Segundo o coordenador do CIAVE, Dr. José Antônio de Figueiredo, no período das chuvas é maior o risco de acidente com animais peçonhentos, pois aumenta a presença desses animais no perímetro urbano, principalmente em locais próximos as áreas verdes.

“Durante as chuvas os animais procuram abrigo em locais secos para se esconderem das chuvas, nesse período é comum encontrar animais peçonhentos nas residências, por isso é importante manter a limpeza ao redor das residências para dificultar o acesso desses animais e permitir melhor visibilidade caso eles apareçam”, explicou Dr. Jose Antônio.

Conforme dados do CIAVE, foram 707 atendimentos no ano de 2021 envolvendo animais peçonhentos, sendo 422 envolvendo escorpiões, 215 envolvendo serpentes, 38 envolvendo aranhas, e outros animais peçonhentos foram 32 atendimentos. Apenas um óbito por acidente com serpente foi registrado no ano de 2021.

Primeiros socorros

Antes de chegar a uma unidade de saúde, é necessário manter o paciente em repouso no primeiro momento, e elevar o membro afetado, para ajudar na circulação e diminuir o edema ocasionado com o inchaço. Não é recomendado amarrar acima do local da picada e nem furar o local afetado. Também não é recomendado dar bebida ou outras substâncias ao paciente, exceto analgésico.

É recomendável usar pomada com corticóide e com antialérgico no local da picada, porém evitar passar outros tipos de produtos que possam irritar ainda mais o membro afetado.

Disque 0800 do HMC presta orientação 24 h em casos de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos, por meio do contato: 0800-722-6001.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes