Pequenos negócios são responsáveis por 78% das contrações em MT

Micro e pequenos negócios abriram pouco mais de 5 mil vagas em maio. Ao todo, 7.208 vagas foram preenchidas no mês

(Foto: Reprodução)

Em maio, as micros e pequenas empresas abriram 5.668 empregos formais em Mato Grosso, representando 78% de todas as vagas preenchidas. Ao todo, 7.208 novos postos foram ocupados no mês.

O dado é do Sebrae, que cruzou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), organizado pelo Ministério da Economia.

No país, a geração de empregos, em maio, pelas micros e pequenas empresas apresentou um incremento de 115%, comprado com abril, ao criar quase 100 mil novas vagas. O número é 2,5 vezes maior que registrado pelas médias e grandes, que criaram 70,9 mil novas vagas.

“Mesmo com os fortes impactos na queda de faturamento dos pequenos negócios, causado pela pandemia do coronavírus, esse segmento tem sido o responsável pela sustentação do nível de emprego no Brasil”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Quem mais contratou?

Segundo o Sebrae, entre as micro e pequenas empresas o setor que mais gerou empregos  em Mato Grosso, foi o de serviços, que abriu 2.145 novos postos de trabalho. O comércio aparece logo depois com 1.778 novas vagas.

A construção é o terceiro colocado com 800 novos postos. Em seguida, aparecem: a indústria da transformação (598), o extrativismo mineral (139), a agropecuária (128) e o serviços industriais de utilidade pública (80) novos postos.

Dinâmica local

Para o Sebrae, os números reforçam que a importância das micro empresas para dinamizar o comércio local. “Os pequenos negócios são capazes de dar dinâmica para a economia local e gerar riqueza”, ressalta o superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

“As micro e pequenas empresas seguem com as maiores geradoras de postos de trabalho no Estado e continuam se reinventando para superar o momento difícil”, completa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQual a mais bela cidade da República Tcheca?
Próximo artigoFast food e refri: 61% das famílias com crianças e adolescentes aumentaram consumo na pandemia