Negócios

Pequenos agricultores familiares investem na produção de banana e melhoram a renda

2 minutos de leitura
Pequenos agricultores familiares investem na produção de banana e melhoram a renda

Garantir a renda diretamente com o fruto do campo pode ser uma tarefa difícil, principalmente para os pequenos produtores da região norte do Estado. Mas com um pouco de incentivo e extensão rural, essa realidade está se transformando. É o que garante o agricultor Saudir Piva, morador do município de Cláudia (567 Km de Cuiabá).

“A preço de banana, vamos conseguindo a sobrevivência”, declara o produtor rural. Ele conta que agora está investindo na produção dos quatro tipos de bananas – prata, maçã, nanica e da terra – em apenas 15 alqueires.

“Essa terra eu tenho há cerca de cinco anos e não estava conseguindo sobreviver diretamente dela, porque para plantar é um pouco mais difícil do que parece. Temos que ter um apoio da extensão rural e não foi tão fácil assim conseguir isso”, conta o pequeno agricultor.

Depois de meses de procura e muita insistência, Saudir venceu a burocracia e conseguiu, com o acompanhamento da Empaer e da Secretaria de Agricultura do município, transformar a sua lavoura em um ponto de referência de tecnologia na vizinhança.

De acordo com o engenheiro agrônomo e agente técnico da Empaer Rogério Leschewitz, o investimento na propriedade vem de encontro com a necessidade regional da fruta optada.

“O produtor vislumbrou essa oportunidade no mercado e, hoje, está aproveitando para fazer a sua renda. Essa propriedade em que estamos é uma unidade de referência tecnológica na produção de bananas e conseguimos, com a extensão rural, atendê-lo e trazer novas famílias para acompanhar a produção, garantindo a difusão da informação”, ressaltou.

Já o secretário de desenvolvimento econômico e rural de Cláudia, Edson Moreira, destacou que a gestão realizou a parceria buscando gerar garantias econômicas para os pequenos produtores do município.

“Nós, do executivo, apostamos nessa ideia. Essa é mais uma alternativa que queremos para que o produtor esteja melhor qualificado. Essa é uma das cadeias produtivas que estamos apoiando, mas o município está estendendo esse projeto para diversas outras cadeias produtivas”, destacou.

Cláudia foi um município essencialmente madeireiro e hoje busca novas alternativas de renda, já que com o fechamento de postos de trabalho no setor houve uma migração expressiva, reduzindo drasticamente a população da cidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes