Pensando em ter um jardim? Listamos 7 plantas ideais para quem mora em apartamento

Essa reportagem é para quem quer começar, mas ainda não sabe por onde

(Foto Ednilson Aguiar/O Livre)

O isolamento social fez muita gente sentir falta do contato com a natureza. Ter plantas em casa, portanto, foi uma das mudanças na rotina que passou a rondar a cabeça de muita gente.

Em geral, é uma atividade que não toma muito tempo e ainda pode servir com um ótimo passatempo. Mas, como tudo que é novo, é sempre bom ter orientação profissional e consciência de que, eventualmente, algo pode dar errado.

Neste sábado (17), Dia Nacional da Botânica, então, o LIVRE resolveu fazer um compilado das dicas de como começar – trazidas em reportagem da Agência Brasil – pela especialista em plantas e flores ornamentais da MilPlantas, Regina Bazani.

LEIA TAMBÉM

E a primeira delas é: pesquise sobre a espécie antes de comprar.

“Primeiro deve-se pesquisar a espécie que você quer ter e quais os cuidados que ela necessita: a rega correta para cada espécie; o adubo que lhe é mais indicado; um lugar iluminado, mas não diretamente no sol. [É importante] o olhar constante nas folhas e caules para ver se existe parasitas. E um segredinho pra saber se está na hora de regar é colocar o dedo na terra, se ele sair sem terra, está seca e deve ser regada”, ela comenta.

7 plantas para quem mora em apartamento

1. Cróton

Esta espécie chama a atenção por suas folhas coloridas e grandes. Brilhantes e um pouco retorcidas, elas surgem em tamanhos variados. Mas atenção, a folhagem exuberante precisa receber bastante sol direto.

“Por isso, posicione o vaso próximo a uma janela. Dicas importantes: ela não se adapta a locais com ar condicionado; ao manipular a planta, utilize luvas, pois sua seiva pode provocar irritações na pele”, aconselha Regina.

2. Orquídea

Campeã no uso interno, ela pede poucos cuidados. Mas é bastante delicada, por isso, um cuidado importante é escorar sua haste em um apoio.

“Vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Preste atenção na coloração da folhagem: se estiver escura, mude a orquídea de local”, diz a especialista.

3. Suculentas

Essas são plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, uma característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Em outras palavras, ideal para quem esquece de regar.

E segundo Regina, elas costumam “avisar” do que precisam, basta prestar atenção aos detalhes. “Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde”.

4. Lança de São Jorge

É uma das espécies mais indicadas para cultivo dentro de casa. Além de exigir poucas regas e quase nada de adubação, a Lança de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz.

5. Cacto

Essa é a melhor opção para quem não tem tempo ou jeito para cuidar de plantas. A espécie gosta de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol, mais seu cacto será robusto e bonito.

E uma curiosidade: quando plantado em vasos, ele estaciona seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.

6. Bromélias

Com vários tipos diferentes de flores e folhas, a bromélia pode apresentar as mais variadas cores e complementar a decoração de qualquer ambiente. A luz direta pode queimar suas folhagens, portanto, prefira mantê-las na sombra.

Mas elas exigem compromisso em relação à água. Você vai ter que regá-las a cada dois dias.

7. Palmeira Ráfia ou Rápis

Esta é uma planta perfeita para ter dentro de apartamento e você, com certeza, já viu em alguma sala de estar. Um ótimo lugar, aliás, já que elas devem ser mantidas protegida do sol, mas em um ambiente com boa qualidade de luz natural.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEscavação em rodovia de SP revela fragmentos de dinossauro
Próximo artigoSefaz apreende carga de bebidas alcoólicas sem nota fiscal