Pelo 8º mês seguido, micro e pequenas sustentam geração de empregos no país

Sebrae diz que houve resultado positivo para o segmento econômico em todos os setores em fevereiro, com melhor resultado em serviços

(Foto: Repodução/Internet)

Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 68,5% das 401.639 novas vagas de emprego criadas no Brasil em fevereiro. Isso corresponde a pouco mais de 275 mil do resultado mensal. As médias e grandes empresas tiveram saldo positivo de pouco mais de 101 mil vagas no mês. 

Esse levantamento foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.  

“Esse é o oitavo mês consecutivo que as micro e pequenas empresas puxam a geração de empregos com carteira assinada. São os pequenos negócios que sustentam a geração de empregos nos país e, por isso, é tão importante que sejam realizadas políticas públicas que amparem esse segmento”, disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles. 

As micro e pequenas empresas tiveram saldo positivo em todos os setores da economia, enquanto as médias e grandes empresas demitiram mais do que contrataram no comércio e na agropecuária, em fevereiro.  

No primeiro, o saldo negativo foi de 2.107 empregos e no segundo, 1.571. O melhor desempenho das médias e grandes empresas foi no setor de serviços, com saldo positivo de 57.956 empregos gerados. 

Mas, esse setor também foi puxado pelas micro e pequenas, com 183.944 empregos. Nos demais setores (construção, indústria de transformação, serviços, serviços industriais de utilidade pública e extrativa mineral) todas as categorias de empresas fecharam o mês com mais contratações do que demissões. 

No acumulado do primeiro bimestre, os setores de serviços, comércio e indústria de transformação foram os maiores geradores de empregos entre as micro e pequenas empresas. No caso das médias e grandes, o setor de comércio apresenta um saldo negativo de 24.626. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorObituário Clóvis Irigaray Clovito 1949-2021
Próximo artigoMinistro do STF libera cerimônias religiosas presenciais na Páscoa