Negócios

“Pejotização” causou queda nos pedidos de seguro-desemprego, diz Fecomércio

Federação diz que mais pessoas deixaram o modelo tradicional de trabalho, pela CLT, e assumiram o cadastro MEI nos últimos anos

1 minuto de leitura
“Pejotização” causou queda nos pedidos de seguro-desemprego, diz Fecomércio
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre )

O maior número de pessoas trabalhando como microempreendedor individual (MEI) já começa a refletir no modelo tradicional de trabalho, pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) diz que esse fenômeno pode explicar a queda de 10% nos pedidos de seguro-desemprego em 2021. 

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o número de seguro-desemprego no ano passado ficou de 6.087.576 no país. O resultado é 10,3% menor que de 2020 (6.784.120). 

Retroativamente, ele se aproxima do patamar que o benefício estava em 2006 (5.857.986). O fenômeno é conhecido popularmente como “pejotização”, em referência ao trabalho como Pessoa Jurídica (PJ). 

O diretor do Instituto de Pesquisa Fecomércio (IPF) diz que a mudança é controversa, pois é vista como benéfica por alguns e como prejudicial por outros. 

“Imagine uma pessoa que trabalha em uma empresa sem ser com carteira assinada; como MEI, não seriam descontados tantos impostos, mas por outro lado, o prestador de serviços não goza de férias, 13º salário e nem possui outras garantias”, disse. 

O Ministério do Trabalho e Previdência, responsável pelos dados do Caged, atribuiu a queda, em grande parte, ao programa de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).  

Segundo o ministério, até o momento, foram preservados mais de 11,1 bilhões de vínculos de trabalho, garantindo o emprego de mais de 10,5 bilhões de trabalhadores. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes