Peixe com nome de promotor

Atuando em defesa do meio ambiente, Gerson Barbosa foi homenageado por um grupo de cientistas que descobriu nova espécie

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Quatro pesquisadores decidiram homenagear o promotor de Justiça Gerson Barbosa, que atua em defesa do meio ambiente, de uma forma inusitada. Eles nomearam uma nova espécie de peixe fazendo referência ao membro do Ministério Público de Mato Grosso.

Trata-se do Characidium barbosai, que é encontrado na Serra da Borda, no Rio Madeira, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade. O bicho está identificado em uma revista científica de circulação internacional.

Em um e-mail em que informavam o promotor sobre a homenagem, os pesquisadores explicaram que a motivação para ela era o fato de Gerson Barbosa ter atuado pela não construção da Hidrovia do Paraguai-Paraná, da Usina Hidrelétrica de Dardanelos e pela criação do Projeto Água Para o Futuro, na região metropolitana de Cuiabá.

“A nova espécie identificada foi encontrada na Serra da Borda, que pertence à comarca de Pontes e Lacerda, onde atuei como promotor de Justiça de 1996 a 1998. Meus sinceros agradecimentos aos autores do trabalho pela honraria, que tem a característica de ser ad eternum”, respondeu Barbosa.

Os pesquisadores envolvidos no trabalho são: Nelson Flausino Júnior, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista; Flávio C. T. Lima, do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas; Francisco A. Machado, da Universidade Federal de Mato Grosso; e Marcelo R. S. Melo, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorUm milhão de matrículas: pandemia faz crescer procura por cursos profissionalizantes
Próximo artigoMãe é presa ao deixar cinco filhos em casa para trabalhar