Variedades

Peça relembra percalços do Relatório Figueiredo e violação de direitos humanos de indígenas

1 minuto de leitura
Peça relembra percalços do Relatório Figueiredo e violação de direitos humanos de indígenas

Denúncia a latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI), por genocídio contra os povos indígenas, o Relatório Figueiredo dá nome ao novo espetáculo dirigido pelo cuiabano André D’Lucca. A peça será encenada nos dias 18 e 19 de agosto, contando os percalços da documentação realizada durante o período militar.

O enredo busca lembrar a exploração dos indígenas no Brasil reunidas no documento, em duas sessões a cada dia – às 19h e 20h30 – no Espaço Incasa. “Toda espécie de desumanidade feita com os povos indígenas, desde estupro, exploração assassinato e sórdidas maldades que eram feitas com essas pessoas nós vamos retratar no espetáculo”, explica André D’Lucca.

“O Relatório Figueiredo foi um dos documentos mais importantes produzidos no Brasil no século passado. O autor morre de uma forma muito suspeita e o relatório desaparece em um incêndio”, ressalta o diretor. As 7 mil páginas que relatam massacres e torturas de índios no interior do país, dada como “queimadas”, foram encontradas intactas 45 anos depois.

O Espaço Incasa, idealizado por D’Lucca, abriga o grupo de teatro que releva novos atores em espetáculos, cursos e oficinas no CPA. Mais informações sobre inscrições para oficinas de teatro e compra de ingresso, à venda por R$40 (inteira) e R$20, pelo telefone (65) 2129-3848 ou (65) 99292-9907.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes