Política

PEC que altera o CNMP é derrotada mesmo com 5 votos de deputados de MT

Trâmite foi encerrado na Câmara Federal por falta de cinco votos após polêmicas que envolveu a proposta de mudança na composição do Conselho Nacional dos Ministérios Públicos (CNMP)

1 minuto de leitura
PEC que altera o CNMP é derrotada mesmo com 5 votos de deputados de MT

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 5 que alteraria a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foi derrotada na Câmara Federal nessa quarta-feira (20). 

O texto teve o trâmite encerrado por falta de 11 votos. Houve 297 votos a favor e 182 contras e 4 abstenções. Os deputados federais da bancada de Mato Grosso votaram na maioria pela continuação da PEC. 

Sete dos oito parlamentares registraram voto. Foram a favor Carlos Bezerra (MDB), Nelson Barbudo (PSL), Rosa Neide (PT), Neri Geller (PP) e Emanuel Pinheiro Neto (PTB).  

Votaram contra José Medeiros (Podemos) e Juarez Costa (MDB). 

A falta de votos para aprovação representou derrota para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Ele adiou a pauta da proposta por três vezes, desde a semana passada. 

A PEC recebeu várias críticas de membros de ministérios públicos no Brasil, principalmente pela proposta que autorizava o CNMP a revisar atos de promotores e procuradores de Justiça.  

O procurador-geral do Ministério Público de Mato Grosso, José Antônio Borges, disse que as ações do órgão passariam a ser censurados administrativamente e investigações poderiam ser barradas. 

Texto original 

Com o resultado, o plenário agora deve analisar o texto original da PEC apresentado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que mantém a composição do CNMP em 14 membros mas acaba com a vaga nata do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.  

No lugar, a Câmara dos Deputados e o Senado vão eleger mais um conselheiro, que deverá ser membro do Ministério Público. Já o corregedor nacional do Ministério Público poderá provir de fora do Ministério Público. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes