Principal

PC do B avalia lançar ex-reitora da UFMT ao Senado

2 minutos de leitura
PC do B avalia lançar ex-reitora da UFMT ao Senado

Marcos Lopes/ALMT

Maria Lucia Cavalli Neder

Maria Lúcia é filiado ao PC do B desde 2013

O PC do B avalia lançar a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Lúcia Cavalli Neder como pré-candidata ao Senado nas eleições de 2018. A possibilidade foi discutida em reunião no domingo (6) e deve ser debatida com a militância do partido.

“O PC do B faz parte da construção de um projeto para Mato Grosso e para o Brasil em uma frente ampla. Estou à disposição para ajudar a construir esse projeto”, disse a professora ao LIVRE.

Os comunistas apostam na força política de Maria Lúcia construída na UFMT para dar o impulso inicial à campanha. Ela foi reitora por dois mandatos, entre 2008 e 2016, e elegeu sua sucessora no cargo, Myrian Serra.

A ex-reitora se filiou ao PC do B em 2013 e chegou a ser cotada para sair candidata a deputada federal nas eleições de 2014, porém, preferiu concluir o mandato na universidade.

Ela não adiantou em quais frentes pretende trabalhar sua eventual campanha. “Há princípios que vão ser construídos em conjunto, dentro desse projeto para o país do qual o PC do B faz parte”, respondeu.

Oposição nacional e estadual

O PC do B é oposição tanto ao governo Michel Temer (PMDB) quando ao governo Pedro Taques (PSDB). Em Mato Grosso, os líderes do partido têm participado das reuniões do grupo que pretende montar uma frente para enfrentar o tucano numa eventual candidatura à reeleição.

Maria Lúcia deve ser apresentada à aliança oposicionista como o nome dos comunistas para compor a chapa majoritária. Duas vagas ao Senado estarão abertas nas próximas eleições, hoje pertencentes a José Medeiros (PSD) e Blairo Maggi (PP) – este último licenciado para comandar o Ministério da Agricultura enquanto o suplente Cidinho dos Santos (PR) exerce o mandato.

Dentro da aliança de oposição, há outros possíveis candidatos ao Senado, como o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e o deputado estadual Zeca Viana (PDT), que já externaram desejo de concorrer à vaga. Outro nome cotado no grupo é o do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), que já foi senador entre 1995 e 2003.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes