Principal

Paulo Taques deixa comando da Casa Civil

4 minutos de leitura
Paulo Taques deixa comando da Casa Civil

Ednilson Aguiar/O Livre

Paulo Taques

 

O advogado Paulo Taques deixou o comando da Casa Civil do governo de Mato Grosso. O anúncio foi feito por meio de nota oficial na tarde desta quinta-feira, 11. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial que circula amanhã. No lugar dele, assume o adjunto José Adolpho de Lima Avelino Vieira.

Primo e homem de confiança do governador Pedro Taques (PSDB), o secretário pediu exoneração do cargo. Segundo o Gabinete de Comunicação (Gcom), Paulo vai se dedicar à advocacia. Ele deve também reassumir os processos nos quais atua como advogado pessoal do governador.

Especialista em direito eleitoral, Paulo Taques coordenou a equipe jurídica das duas campanhas eleitorais do primo, a de senador em 2010 e a de governador em 2014. 

Grampos
Entre os processos que Paulo Taques vai atuar está uma investigação em curso na Procuradoria Geral da República (PGR), na qual seria investigado por supostamente efetuar grampos ilegais. A denúncia foi feita em 2015 pelo então secretário de Segurança Pública (Sesp) Mauro Zaque e pelo então adjunto Fábio Galindo. Eles afirmaram, à época, que interceptações telefônicas clandestinas foram feitas no âmbito da Polícia Militar.

Zaque relatou ao governador Pedro Taques, em outubro de 2015, ter recebido denúncia anônima sobre os grampos. Segundo o Gcom, o governador remeteu o caso ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e ao Ministério Público Estadual (MPE). No mesmo mês, o MPE arquivou as investigações por falta de evidências na denúncia. Porém, como a denúncia foi encaminhada também à PGR, a investigação prossegue. 

Troca de elogios

Na nota à imprensa, Paulo agradeceu o período de dois anos e cinco meses que passou à frente da Casa Civil. “Tenho orgulho de ter podido contribuir com a administração do Pedro Taques, que está transformando para melhor a vida dos mato-grossenses. Mantenho a minha convicção de que Pedro Taques entrará para a história como um dos melhores governadores de Mato Grosso, e foi uma honra pessoal ser parte disso”, disse.

O governador, por sua vez, disse que Paulo o ajudou no governo. “Eu quero aqui reconhecer o grande trabalho feito pelo secretário Paulo Taques na Casa Civil, nos ajudando muito a criar as condições necessárias para fazermos a transformação que nos propusemos a promover no Estado de Mato Grosso e na vida dos mato-grossenses”, elogiou.

“Agradeço muito ao comprometimento e a grande contribuição que o Paulo deu ao nosso Governo, mas compreendo suas necessidades profissionais. O Paulo continua sendo estratégico ao nosso Governo, e vai voltar a cuidar de vários processos judiciais do meu interesse”, completou Pedro Taques.

Novo chefe

O Gcom divulgou também um currículo resumido do novo secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho de Lima Avelino Vieira. Com 43 anos, é graduado em Administração e pós-graduado com MBA em Gestão de Pessoas e também em Inovação e Difusão Tecnológica.

Atuou como assessor parlamentar, como fiscal do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso e, desde janeiro de 2015, é secretário adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional da Casa Civil. Em pouco mais de dois anos no cargo, assumiu interinamente a chefia da Casa Civil em quatro oportunidades na ausência do titular da pasta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes