Cidades

Parques em Cuiabá: saiba onde a visitação está liberada ou proibida

Unidades estaduais foram reabertas no fim de abril, enquanto os parques municipais seguem fechados ao público

3 minutos de leitura
Parques em Cuiabá: saiba onde a visitação está liberada ou proibida
(Foto Ednilson Aguiar/O Livre)

Com a flexibilização do isolamento social em Cuiabá, além do comércio e das igrejas, os parques voltaram a ter maior circulação de pessoas. Mas durante a pandemia de coronavírus, os espaços municipais e estaduais têm regras diferentes.

Enquanto os espaços administrados pelo governo estão liberados, os parques do município permanecem (ou tentam) fechados. E eles são maioria.

Hoje, a Prefeitura de Cuiabá é responsável pela administração do Parque das Águas, Parque Tia Nair, Parque da Família e Parque da Nascente . Todos eles estão com o funcionamento suspenso.

Os equipamentos que compõem os espaços foram desativados temporariamente e a orientação dos órgãos municipais é que os moradores evitem frequentar os locais.

A medida, segundo a prefeitura, segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. O principal objetivo é minimizar o contágio da covid-19.

LEIA TAMBÉM

Contudo, mesmo com a interdição, moradores têm utilizado os espaços para prática de exercícios físicos. No Parque das Águas, apesar da queda no movimento, homens, mulheres e crianças de diferentes idades têm feito caminhadas e corridas. Parte deles, sem máscara.

Neiva Pesavento, 43, vende churros e água mineral desde que o parque foi inaugurado. A vendedora ambulante é testemunha do retorno gradativo dos frequentadores.

(Foto Ednilson Aguiar/O Livre)

Segundo ela, o movimento no parque começou a voltar na última semana. “Começou a ter movimento agora, eram só duas, três pessoas, mas agora já tá voltando”, conta.

E a procura teve aumento mesmo com a colocação dos blocos de concreto que impedem o acesso ao estacionamento. As estrutura foram colocadas pela prefeitura.

Márcia Paiva é uma frequentadora do parque. Moradora do bairro Lixeira, ela diz que cumpriu a quarentena em casa e voltou a praticar os exercícios física na semana passada. Para ela, espaços assim poderiam ser liberados, tendo em vista que “não possuem tanta aglomeração”.

Parques estaduais

Por outro lado, nos parques estaduais localizados em Cuiabá, a entrada está liberada. Algumas normas, porém, devem ser seguidas. Entre elas, o uso de máscara, que é obrigatório.

Na Capital, os parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura foram reabertos na última semana de abril. Estão em funcionamento das 6h às 17h, com acesso apenas pela entrada principal.

Parque Mãe Bonifácia (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Neles, não é permitida nenha atividade que caracterize aglomeração, como piqueniques, rodas de conversa, eventos ou atividades esportivas em grupo.

As academias ao ar livre, praças e demais espaços de convivência das unidades de conservação permanecerão fechadas.

O Parque Serra Azul, em Barra do Garças, também está aberto e segue as mesmas regras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes