Parques em Cuiabá: listamos cinco dos mais tradicionais parques da cidade

Conheça os horários de funcionamento e localização dos parques de Cuiabá

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Não é a toa que a capital mato-grossense tem o apelido de Cidade Verde. Contornada por matas ciliares, corregos e rios – sendo o principal deles aquele que empresta o nome à cidade – tem uma rica área verde e dezenas de matas preservadas, que contribuem para o equilíbrio ambiental e para a estética da cidade.

Com fauna, flora e muitos outros atrativos, os parques da cidade de Cuiabá se tornaram mais que um lugar para apenas uma caminhada. Muitos costumam fazer piqueniques, participar de campeonatos de corrida, ou até mesmo aproveitar a paisagem para tirar fotos, como muitas noivas, que não resistem e arrastam noivo e fotógrafo para registrar o momento único em vários parques espalhados pela cidade.

Pedalinhos, churrasqueiras e riachos são alguns dos atrativos. O LIVRE listou os cinco parques em Cuiabá mais tradicionais, elencando alguns dos motivos pelos quais atraem tanta gente. Conheça os horários de funcionamento e localização dos parques de Cuiabá.

Parque Mãe Bonifácia

Um dos mais antigos parques de Cuiabá – foi inaugurado em 2000 – está localizado na área central da capital, em meio a prédios e viadutos. Seus 77 hectares guardam uma rica fauna.

Pelas trilhas de caminhada é possível se deparar com saguis, cutias, cobras e gambás.

O parque Mãe Bonifácia fica na avenida Miguel Sutil, s/nº, Bairro Duque de Caxias, e funciona todos os dias da semana, das 6h às 18h.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Parque Tia Nair

Inaugurado em 2007 e situado em uma região de nobre, o parque trouxe à região mais segurança e visibilidade. Uma série de condomínios de luxo foram construídos na região.

Pedalinhos, tirolesa e uma pequena ponte sob o lago são os maiores atrativos do parque. A grande população de capivaras também garantem um passeio mais divertido.

O Tia Nair funciona de segunda à domingo, das 6h às 23h. Está localizada na avenida João Gomes Monteiro sobrinho, Bairro Jardim Itália.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Parque das Águas Seo Fiote

O Parque das Águas de Cuiabá é o mais recente parque da capital – inaugurado em 2016 – e também um dos mais visitados. Dezenas de pessoas se aglomeram para ver o show das águas, que acontece todas as noites no centro do imenso lago. São duas apresentações: a primeira às 20h e a segunda às 21h30. O colorido espetáculo sincroniza luzes e músicas de MPB e rasqueados com altíssimas esguichadas de água.

São 1.600 metros de pista de corrida e 270 mil metros² de área de lazer. Outro diferencial do parque são os bares e restaurantes, que deixam o lugar ainda mais iluminado e badalado. Localizado entre o Detran e a Assembleia Legislativa, o parque se tornou parada obrigatória para a happy hour de quem trabalha nas repartições.

O local funciona 24 horas, todos os dias da semana. Fica na avenida Hermínia Torquato da Silva, Centro Político Administrativo.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Parque Massairo Okamura

Ideal para quem gosta de correr durante o dia, mas quer se proteger do forte calor de Cuiabá. São 2 km de pistas de corrida totalmente arborizados. O parque conta com 7 hectares de área de preservação e guarda a nascente do Córrego do Barbado, que desemboca no Rio Cuiabá.

O local funciona de segunda a domingo, das 6h às 18h, e está situado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, Centro Político Administrativo.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Parque estadual Zé Bolo Flô

Localizado na região do Grande Coxipó, o parque de 66 hectares tem como vizinho o Horto Florestal. Suas churrasqueiras e pequenas ilhas de lazer atraem famílias que costumam passar as tardes de domingo relaxando à sombra das mangueiras. No local há também aulas de zumba e grupos de caminhada. O parque fica na rua Nova Iguaçu, Bairro Coophema. Está aberto todos os dias, das 6h às 18h.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
Próximo artigoRocha calcária ganha vida pelas mãos de Yusuf Dogan; exposição está em cartaz no Misc