Política

Para Taques, greve dos caminhoneiros é problema de Temer

2 minutos de leitura
Para Taques, greve dos caminhoneiros é problema de Temer
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Os estados do consórcio Brasil Central devem recusar qualquer medida que reduza a arrecadação estadual para a ajudar a colocar fim à greve dos caminhoneiros. Em entrevista coletiva durante o encontro desta sexta-feira (25), em Cuiabá, o presidente do consórcio, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), disse que a responsabilidade de solucionar o problema é do Governo Federal e do presidente Michel Temer (PMDB).

“A União não pode jogar a responsabilidade dela sobre os ombros dos Estados”, declarou o tucano. Ele disse que os Estados rejeitam reduzir o Imposto sobre Circulação Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível, como o Rio de Janeiro fez, e também a eventual redução da participação dos estados na Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico (Cide). “Nós do Brasil Central estamos marcando uma reunião com presidente da República para levar a nossa posição”, disse Taques.

“Isso é consequência da condução equivocada da política macroeconômica em períodos passados como uso da conta petróleo e conta energia como instrumento político eleitoral, o represamento do preço dos combustíveis e a variação do barril de petróleo no mercado internacional levou essa situação”, argumentou o governador de Mato Grosso.

A greve teve início na segunda-feira (21). Dentre as reivindicações dos caminhoneiros, estão a fixação de um preço mínimo para frete nacional, o corte total do imposto federais PIS/CONFINS sobre o diesel e a gasolina, a redução dos pedágios e melhores condições das estradas.

Na quinta-feira (24), representantes da categoria foram ao Palácio Paiaguás, mas não se reuniram com o governador, pois foram proibidos de entrar com celular no gabinete dele e se recusaram a deixar os aparelhos do lado de fora. Eles pretendiam pedir isenção de ICMS na gasolina e no etanol. Uma reunião está agendada para a segunda-feira (28).

Uma carta assinada pelos governadores do consórcio deve ser divulgada ainda hoje. Taques disse que os gestores consideram a greve dos caminhoneiros legítima, porém, ela não deveria provocar desabastecimento e prejudicar serviços de saúde e segurança. O Brasil Central é formado pela região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) e os estados de Rondônia e Maranhão, que pertencem à região Norte.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes