Cidades

Para garantir estoque no Carnaval, Hemocentro intensifica coletas externas

3 minutos de leitura
Para garantir estoque no Carnaval, Hemocentro intensifica coletas externas
(Foto: Hemocentro/divulgação)

O Carnaval se aproxima com expectativa de folia para a população, mas, para os profissionais do banco de sangue público de Mato Grosso, o período também é sinônimo de muito trabalho. As campanhas de doação e coletas externas do MT Hemocentro se intensificam a partir do dia 27 deste mês, afim de garantir estoque e evitar que o alto índice de acidentes, comum ao período, se transforme em números fatais.

A campanha tem início com três dias de coletas externas consecutivas na semana que o antecede Carnaval. Nos dias 27, 28 de fevereiro e 1º de março, o ônibus do MT Hemocentro estaciona no Campus de São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Na sequência, segue para o Tribunal de Justiça e Fórum de Cuiabá, respectivamente.

“Essa coleta vai garantir estoque de sangue para os quatro dias de feriado, que se estendem de 2 a 5 de março. Durante o Carnaval, o MT Hemocentro fecha no fim de semana e retorna na quarta-feira, à tarde, com coletas na sede e, na quinta-feira, leva o ônibus para a Praça da República”, afirma a diretora Silvana Salomão.

A diretora explica ainda que, excepcionalmente na segunda-feira (4) de Carnaval, o MT Hemocentro abre as portas para realizar uma coleta de plaquetas de doadores fidelizados, já que elas são “perecíveis” e não se sustentam durante todo o feriado prolongado. Em março, o banco de sangue funcionará no dia 23 (sábado), das 7h30 às 12h, e nas quintas-feiras do mês, um ponto de coleta ficará fixo na Praça da República, centro de Cuiabá.

Expectativa vs realidade

De acordo com Silvana, neste período a expectativa é recolher pelo menos 150 bolsas de sangue diariamente, pois o índice de inaptidão chega a 30%. “Ser candidato é uma coisa, mas ser doador é outra. Se chega 100 pessoas aqui, eu geralmente consigo colher 30 bolsas”, explica.

É que para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto também são requisitos imprescindíveis.

O doador de sangue tem direito à meia-entrada em teatros e cinemas, fila preferencial e um dia de dispensa no trabalho. Silvana, no entanto, ressalta: “A política do sangue é coisa séria. Doação deve ser uma ação altruísta, pois o sangue não é uma moeda de troca”.

Demanda

Segundo Silvana Salomão, todos os tipos sanguíneos são sempre bem-vindos no MT Hemocentro, especialmente em períodos de alta demanda, como o Carnaval. No entanto, a maior deficiência de estoque são os sangues de RH negativo, como o sangue O- e AB-. Os mais utilizados, por sua vez, são os sangues O+ e o A+.

“Faço um convite a todos aqueles doadores de sangue RH negativo: compareçam à unidade de coleta mais próxima da sua casa, de preferência, um banco de sangue público, para que a gente consiga manter um estoque compatível à demanda”, afirma a diretora.

Silvana destaca que o período de Carnaval registra aumento em número acidentes automobilísticos, brigas em bares e restaurantes, além de crimes com facas. “Muitas vezes, a única opção que o paciente tem é uma transfusão de sangue para se manter vivo. São muitos protocolos que garantem a oferta de um produto de qualidade e de segurança. Uma bolsa de sangue pode salvar 4 vidas”, finaliza.

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, 1055, Centro Sul. Horário de funcionamento: segunda sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações pelo (65) 3623-0044.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes