Principal

Para 73% dos leitores, deputados deveriam usar emendas da cultura para preservar patrimônio histórico

1 minuto de leitura
Para 73% dos leitores, deputados deveriam usar emendas da cultura para preservar patrimônio histórico

Ednilson Aguiar/O Livre

 Centro Histórico de Cuiabá 6

As emendas parlamentares da cultura devem ser destinadas à revitalização de prédios históricos, como casarões e museus, na opinião de 73,53% dos leitores do LIVRE, em enquete encerrada neste domingo (23). Outros 17,65% dos leitores preferem que os recursos sejam usados para incentivar artistas locais, como cantores, pintores e escritores.

Em terceiro lugar, 8,82% dos que responderam à enquete defendem o uso das verbas em festas populares, incluindo o carnaval e festas juninas. Atualmente, essa é a principal destinação das emendas indicadas pelos deputados estaduais mato-grossenses.

Reportagem do LIVRE mostrou que 95% das emendas vão para festas populares – a grande maioria dos recursos aplicados neste ano, 75%, foi para o carnaval. Mais de 23% foram para festas de rodeio ou similares. Foram R$ 4,375 milhões destinados à cultura nos seis primeiros meses de 2017. Confira todas as emendas empenhadas.

De acordo com a Constituição Estadual, os deputados são obrigados a aplicar 6,5% do total das emendas a que têm direito em ações da secretaria de Cultura. Ela prevê ainda que os deputados precisam aplicar 25% do dinheiro em programas voltados para a educação, 12% em ações da saúde pública e 6,5% em esporte.

O Livre

enquete emendas cultura

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes