Cidades

Papa Francisco nomeia Dom Mário Antônio como novo Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá

O sucessor escolhido é Bispo de Roraima (RR) e atual segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

3 minutos de leitura
Papa Francisco nomeia Dom Mário Antônio como novo Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá
Dom Mário Antonio da Silva, nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá (Fonte: Rádio Roraima)

O Papa Francisco nomeou Dom Mário Antônio da Silva como Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá (MT) nesta quinta-feira, 23 de fevereiro. A decisão aconteceu após o Sumo Pontíficie acolher a renúncia de Dom Milton Antônio dos Santos, SDB, pedida devido à idade limite de 75 anos.

O sucessor escolhido é bispo de Roraima (RR) e atual segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As informações são do site da própria entidade.

Dom Mário Antônio da Silva

Nascido em Itararé, São Paulo, em 17 de outubro de 1966, Dom Mário Antônio da Silva estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Mestre, da Diocese de Jacarezinho, Paraná. Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália.

Ele foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 1991. Nesse mesmo ano, precisamente em 21 de dezembro, foi ordenado padre em Sengés, Paraná, pelo bispo Dom Conrado Walter. Foi nomeado bispo auxiliar de Manaus em 9 de junho de 2010, quando era então chanceler da Diocese de Jacarezinho.

Sob o lema episcopal “Testemunhar e Servir”, foi ordenado bispo por Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel, em 20 de agosto de 2010 na Catedral de Jacarezinho.

Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, 2015, foi eleito presidente do regional Norte 1, da qual fazem parte o Estado de Roraima e o norte do Amazonas. O posto foi ocupado pelo sacerdote até 2019.

Em junho de 2016, foi nomeado sexto bispo de Roraima pelo Papa Francisco. Já em 6 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência, para o quadriênio 2019-2023. Atualmente, preside a Cáritas Brasileira, organismo pastoral da CNBB.

Dom Milton Santos, SDB, Bispo emérito de Cuiabá

Natural de Campos do Jordão, São Paulo, Dom Milton Antônio dos Santos é o quinto arcebispo de Cuiabá. Nascido em 23 de setembro de 1946, foi ordenado padre em 22 de dezembro de 1974, em Pindamonhangaba, São Paulo, pela congregação dos Salesianos de Dom Bosco. Fez sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1965.

O sacerdote fez Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) de Roma, na Itália, e Filosofia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, de 1971 a 1974. Cursou Filosofia no Instituto Salesiano São José, em Lorena, São Paulo, além de poussir possui qualificação em formação vocacional na mesma UPS de Roma (1992).

Dom Milton Antônio dos Santos, SDB, agora Bispo Emérito de Cuiabá (MT) (Fonte: Arquidiocese de Cuiabá)

Foi diretor de vários colégios, incluindo o Liceu Coração de Jesus São Paulo-SP, cargo que ocupou de 1986 a 1991. Antes de ser Bispo de Cuiabá, em 2004, ocupou o posto apostólico em Corumbá, Mato Grosso do Sul, em 2000. Também foi coordenador da Comunicação Social e da Educação e Ensino Religioso do Regional Oeste 2 da CNBB.

É autor dos livros “Coragem de rezar”, “Perdão sem limites”, “Rezar a vida”, “Um Espiritualidade do novo milênio”, publicados pela Editora Salesiana.

Dom Milton Santos foi o último arcebispo a receber das mãos do então Papa João Paulo II, hoje um santo da Igreja Católica, o Pálio Sagrado, em Roma, em 29 de junho de 2004.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes