Internacional

Papa Francisco consagrará Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria em 25 de março

O acontecimento foi divulgado em nota pelo Vaticano no dia 15 de março

4 minutos de leitura
Papa Francisco consagrará Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria em 25 de março
Papa Francisco e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima (Fonte: Vatican media)

Em 1917, a Virgem Maria, a Imaculada Mãe de Deus, apareceu por vários meses em Fátima, Portugal, a três crianças: Jacinta, Francisco e Lúcia. As duas meninas ouviam o que Nossa Senhora dizia – o menino só conseguia vê-La – e transmitiam às pessoas. A primeira manifestação, que aconteceu num lugar da cidade chamado Cova da Iria, se deu no dia 13 de maio.

E em 13 de julho daquele mesmo ano, Nossa Senhora de Fátima trouxe um pedido profético: a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração, alertando que o não cumprimento dessa solicitação pedido levaria a Rússia a “espalhar seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”.

“Os bons serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas”, continuou a a Venerável Virgem Maria.

Essa mensagem se faz clara nos dias de hoje, após anos de sofrimentos causados pelo comunismo – que teve como um dos palcos principais a então União Soviética – em diversos países e as consequências dessa ideologia no mundo todo. Um dos objetivos desse movimento é destruir a Santa Igreja Católica, por esta ser contrária a todas as ideias diabólicas defendidas por ele.

A Consagração

De acordo com a Vatican News, nesta quarta-feira, 15, o Vaticano divulgou uma nota importante em relação ao pedido de Nossa Senhora: “Na sexta-feira, 25 de março, durante a Celebração da Penitência que presidirá às 17h na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O mesmo ato será realizado, no mesmo dia, em Fátima pelo esmoleiro do Papa, cardeal Konrad Krajewski, enviado do Santo Padre.”

No dia 25 de março é celebrada a Festa da Anunciação do Senhor, quando o Anjo Gabriel anunciou a Maria que Ela daria à luz o Menino Jesus, Deus que se fez homem.

Outros Atos de Consagração

A Vatican News recorda que, após as aparições de Fátima, vários atos de consagração ao Imaculado Coração de Maria foram feitos. Em 31 de outubro de 1942, o Papa Pio XII consagrou o mundo inteiro, e em 7 de julho de 1952, consagrou os povos da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.

O Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, no Concílio vaticano II, renovou a consagração da Rússia ao Imaculado Coração. O Papa João Paulo II escreveu uma oração para o chamado “Ato de entrega”. Foi celebrado na Basílica de Santa Maria Maior em 7 de junho de 1981, Solenidade de Pentecostes:

Ó Mãe dos homens e dos povos, Tu conheces todos os seus sofrimentos e as suas esperanças, Tu sentes maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas que abalam o mundo, acolhe o nosso clamor no Espírito Santo diretamente ao teu coração e abraça com o amor de Mãe e de Serva do Senhor aqueles que esperam mais este abraço, junto com aqueles que cuja entrega Tu também esperas de modo particular. Tomai sob a tua proteção materna toda a família humana que, com carinho afetuoso, a Ti, ó mãe, nós confiamos. Que se aproxime para todos o tempo da paz e da liberdade, o tempo da verdade, da justiça e da esperança.

Ato de Consagração Solene e Universal

Em 25 de março de 1984, na Praça São Pedro, em união espiritual com todos os bispos do mundo, João Paulo II confiou todos os povos ao Imaculado Coração de Maria. Segue o texto:

E por isso, ó Mãe dos homens e dos povos, Tu que conheces todos os seus sofrimentos e todas as suas esperanças, Tu que sentes maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, que abalam o mundo contemporâneo, acolhe o nosso grito que, movido pelo Espírito Santo, dirigimos diretamente ao teu Coração: abraça com amor de Mãe e Serva do Senhor, este nosso mundo humano, que Te confiamos e consagramos, cheio de inquietude pela sorte terrena e eterna dos homens e dos povos. De modo especial Te confiamos e consagramos aqueles homens e nações que têm necessidade particular desta entrega e consagração.

Irmã Lúcia confirma a Consagração

Em 1989, a Irmã Lúcia, única das três crianças videntes que permaneceu viva, confirmou, por carta, que o ato de consagração solene e universal atendia ao pedido da Virgem de Fátima, como afirma a Vatican News.

“Sim, foi feito como Nossa Senhora havia pedido, em 25 de março de 1984”, disse Lúcia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes