Pantanal Shopping recebe abertura do Agosto Dourado, mês de conscientização do aleitamento materno

Durante todo o mês o shopping receberá uma programação de ações em celebração ao mês do aleitamento materno

(Divulgação)

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, sendo recomendado de forma exclusiva até o sexto mês de vida e continuado por até dois anos ou mais, garantindo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. Aqui no Brasil, a taxa de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias. Apesar de estar abaixo do recomendado, o país é uma referencia mundial, ficando à frente de países como os Estados Unidos e o Reino Unido. E para estimular o aleitamento materno, o Pantanal Shopping promove em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso a Campanha Agosto Dourado, em celebração ao mês do aleitamento materno. Neste sábado (04.08), às 13h30, no piso 2, acontece o lançamento da programação gratuita com bate papo sobre amamentação, mamaço e várias atividades práticas.

De acordo com o coordenador estadual das ações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Rodrigo Cesar de Oliveira Carvalho, para celebrar e reforçar a importância deste momento, durante todo o mês serão realizadas diversas ações nacionalmente e mundialmente. E em Cuiabá o Pantanal Shopping receberá além do lançamento no próximo sábado, programação especial em todas as sextas-feiras do mês de agosto, sempre às 19h.

“Após o sucesso da ação em maio que teve uma temática especifica, que era de ações de banco de leite humano e doação de frascos de vidro com tampas plásticas, o Agosto Dourado possui uma abrangência maior e objetiva promover, proteger e apoiar todas as ações de aleitamento materno. E o shopping, local onde passam milhares de pessoas por dia, entre elas famílias, mulheres gestantes e que amamentam pode ser um importante promotor do ambiente materno e dá prática segura do aleitamento materno, que deve ser inclusive praticado em ambientes públicos”, ressalta.

Segundo a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, o mall entende a importância de campanhas como essas, que são de grande valia para informar as pessoas, e mais uma vez abraça a causa. “Convidamos as gestantes, as mães que estão amamentando e quem quiser saber mais sobre ao assunto para participar desse mês de programação especial. E mais uma vez ressaltar a importância do aleitamento e quem sabe ampliar o número de mães amamentando”, pontua.

No sábado (04), após a abertura haverá um bate papo com o tema mundial do Semana Mundial de Amamentação “Amamentação é a base da vida”. Às 14h30 acontecerá o Mamaço, que ocorrerá neste horário em todo o Brasil. E que será seguido por diversas atividades práticas como: teatro, massagem corporal, dança entre outros. Para complementar ainda haverá quatro exposições no local: “Pingente de Leite Materno” – Thatty Carvalho (Eternize), “Fadas Amamentando “- Daniella Monteiro (Faz de Conta), “Arte em Amamentar” – Chris Costa Marques (Um Olhar Especial – Photografia) e “Amor líquido” – Elis Freitas (Elis Freitas fotografias). Após o lançamento, a partir do dia 6 até 31 de agosto, as exposições estarão abertas para visitação de segunda a sexta das 14 às 18h.

A ação conta ainda com o apoio do Hospital Santa Helena, Projeto Via Láctea, Ninho Montessori, Bem Gerar – Doulas pelo Parto Humanizado, Doula Thatthy, Elis Freitas Fotografias, Faz de Conta – Brinquedos Artesanais, Teatro Imagem, Espaço Roda –  Arte e expressão, Thais Paes – Nutrição escolar, infantil e culinária, Um olhar especial – Photografia, das fisioterapeutas Kenya Martins e Thais Batista e da massoterapeuta Elisangela Miranda.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado foi instituído depois que Congresso Nacional sancionou uma lei em 2017 onde estipula que agosto deve ser considerado o mês do aleitamento materno. O dourado, que já estava presente de diversas formas nas campanhas, agora fica ao lado do mês. A cor sinaliza o que o alimento representa ao compará-lo ao ouro. Para a Organização Mundial de Saúde o leite materno é classificado como o alimento de ouro para a saúde das crianças.

PROGRAMAÇÂO
4 de agosto

13h30 – Abertura do Agosto Dourado
• Bate papo “Amamentação é a base da vida”, com Rodrigo Carvalho (nutricionista) – SES-MT.
14h30 – Mamaço
• “A Hora do Mamaço” – 8° Edição “Educando as Futuras Gerações para o Aleitamento Materno”.
15h às 17h30 – Atividades práticas
• Espaço Roda (arte e expressão) – Atividade em roda para mamães e bebês com estimulação de movimentos e dança.
• Teatro Imagem – “Encontradores de História”.
• Thatty Carvalho, Keline de Paula e Daniella Monteiro (Bem Gerar) – Pintura de barriga para gestantes.
• Ninho Montessori – diálogos individuais ou para casais, sobre a aplicação do método Montessoriano.
• Thais Paes (nutricionista) – Bate papo em grupo sobre aleitamento materno e a introdução dos alimentos complementares saudáveis, (grupos pequenos).
• Kenya Martins e Thais Cristina Batista (fisioterapeutas) – Massagem corporal relaxante para gestantes e lactantes.
• Elisangela Miranda (massoterapeuta) – Massagem relaxante para os pés e mãos.

Rodas de conversa, vídeo e oficina:
10 de agosto

19h – “Dá aqui o meu bebê! Quero lamber a minha cria”.
Amamentação na primeira hora, sem demora e exclusiva por 6 meses.
Bate papo com a pediatra, Carolina e o obstetra Luis Menechino, Hospital Santa Helena.

17 de agosto

19h – “Xiiiiii… tá chegando a hora de voltar a trabalhar! O que eu faço?”
Bate papo sobre como reservar seu leite em casa ou no trabalho com a farmacêutica, Janaína Vasconcellos, Secretaria de Estado de Saúde de MT.

24 de agosto

19h – “Não se engane com as propagandas, seu leite NÃO É FRACO.
Vídeo e bate papo pra fazer valer a lei com o nutricionista, Rodrigo Carvalho, Secretaria de Estado de Saúde de MT.

31 de agosto

19h – “Tô amamentando! Mas, quando é que eu dou o papá do meu bebê?”
Oficina de introdução da alimentação adequada e saudável com a nutricionista, Thais Paes, Nutrição escolar, infantil e culinária.

06 a 31 de agosto

Exposições de segunda a sexta das 14 às 18h:

• “Pingente de Leite Materno” – Thatty Carvalho (Eternize)
• “Fadas Amamentando “- Daniella Monteiro (Faz de Conta)
• “Arte em Amamentar” -Chris Costa Marques (Um Olhar Especial – Photografia)
• “Amor líquido” – Elis Freitas (Elis Freitas fotografias)

 

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCantautores está de volta e apresenta Luana Eras e André Yonezawa nesta 5ª
Próximo artigoFotógrafo de MT relembra assassinato de Pataxó com arte-manifesto em Brasília