Pantanal: senadores sugerem criação de brigadas permanentes e reservatórios de água

Relatório da Comissão temporária externa que analisa a situação do bioma foi concluído e será entregue ao governo federal

(Foto: Jeferson Prado)

A comissão temporária externa de senadores que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal aprovou o relatório final. O texto apresenta um panorama geral sobre a situação desse bioma e indica medidas para a sua recuperação ambiental e econômica. Entre elas, a criação de brigadas permanentes e de reservatórios de água.

O relatório final tem 130 páginas e é de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Ele será entregue ao ministro ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na próxima terça-feira (15).

O documento apresenta dois grandes grupos de sugestões: econômicas e ambientais. Entre elas a abertura de crédito adicional no orçamento para a criação de linha de crédito para socorrer empresas e produtores rurais; a criação do Fundo Pantanal, sob gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a instituição de um selo oficial de sustentabilidade para produtos e serviços desenvolvidos no bioma.

Estimativas indicam que a área queimada somente em 2020 supera em dez vezes toda a área devastada no Pantanal entre 2000 e 2018. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 23 mil km² foram queimados neste ano. Entre 2000 e 2018 foram 2,1 mil km² devastados.

Causas

O relatório atribui como principal causa do aumento dos incêndios em 2020 os fatores ambientais, como as questões climatológicas. A seca extrema, a intensidade dos ventos, somados ao crescente desmatamento da vegetação dos biomas adjacentes, foram citadas por Trad como causas para o crescente índice de queimadas.

Ainda conforme o relatório, fatores humanos também contribuíram para o aumento dos incêndios. Segundo o senador, constatou-se o avanço das atividades antrópicas que ocorrem, em maior parte, devido à expansão da pecuária extensiva com pastagens plantadas e incêndios criminosos.

(Com Agência Senado)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProibição à metade do dobro
Próximo artigoEscolas de Cuiabá encerrarão o ano sem saber como será o calendário 2021