Pandemia do coronavírus vai terminar no dia 8 de junho no Brasil, diz estudo

Estudo da Universidade de Singapura diz que o Brasil vive nestas semanas o pico de novos contágios

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A pandemia do novo coronavírus deve chegar ao fim no Brasil no dia 8 de junho. É a previsão da Universidade de Singapura, em estudo que vem realizando sobre a evolução do contágio em vários países. 

Os dados compilados sob o nome “Quando vai terminar a covid-19″ estão disponíveis em site da universidade, com atualização de números diários sobre novos casos pelo mundo, divididos por países. 

As estimativas de fim do ciclo da pandemia em cada lugar são feitas com base no modelo de monitoramento epidemiológico chamado SIR (Susceptible Infected-Recovered), que na tradução direta é “suscetibilidade de infecção-recuperação”. 

(Foto: Reprodução/Universidade de Singapura)

Pico de contágio

No quadro brasileiro da doença, o monitoramento começou a ser computado no dia 10 de março, com os primeiros casos da covid-19. E nestas semanas estaríamos vivendo a fase de pico de incidência, entre 19 de abril e 9 de maio. 

Após essa data, a tendência, segundo a Universidade de Singapura, é que haja o tal buscado “achatamento da curva”. No dia 29 de maio, a probabilidade de que a pandemia esteja na reta final é de 95%. No dia 8 de junho, as chances sobem para 99%. 

Ainda conforme o estudo, que pode ser conferido AQUI, até o dia 8 de julho o registro de novos casos no Brasil já estará no nível do início da pandemia, em março. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.