Cidades

Pandemia deixou ao menos 378 crianças órfãs em Mato Grosso

Levantamento realizou o cruzamento entre registros de nascimentos e de óbitos com base no CPF

2 minutos de leitura
Pandemia deixou ao menos 378 crianças órfãs em Mato Grosso
(Foto: Kindel Media / Pexels)

Ao menos 378 crianças mato-grossenses de até seis anos de idade ficaram órfãs por conta da pandemia da covid-19. É o que aponta um levantamento realizado junto a Cartórios.

O estudo mostra que 9 pais faleceram antes do nascimento de seus filhos e que, pelo menos uma criança de até seis anos, perdeu pai e mãe para a covid-19.

“Os números fornecidos pela base de dados dos Cartórios auxiliam os poderes públicos no dimensionamento dos impactos causados pela covid-19 no Brasil. Esses dados, que demonstram um triste cenário, são coletados pela parceria com a Receita Federal, onde é possível emitir certidões de nascimento para os recém-nascidos com o número do CPF. O levantamento é parcial, porém, muito impactante”, explica Velenice Dias de Almeida, presidente da Anoreg-MT.

De onde vêm os dados?

Esses dados foram levantados com base no cruzamento entre os números dos CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 7.645 Cartórios de Registro Civil do Brasil desde 2015.

Este ano foi escolhido como base porque foi quando as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o território nacional.

Quem fez o levantamento foi a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil do Brasil e administra o Portal da Transparência.

Cenário nacional

Segundo os dados levantados pela Arpen-Brasil, 25,6% das crianças que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano.

  • 18,2% tinham um ano de idade
  • 18,2% dois anos,
  • 14,5% três anos,
  • 11,4% 4 anos,
  • 7,8% 5 anos
  • 2,5% 6 anos

São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os Estados que mais registraram óbitos de pais com filhos nesta idade.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes