Pandemia deixou ao menos 378 crianças órfãs em Mato Grosso

Levantamento realizou o cruzamento entre registros de nascimentos e de óbitos com base no CPF

(Foto: Kindel Media / Pexels)

Ao menos 378 crianças mato-grossenses de até seis anos de idade ficaram órfãs por conta da pandemia da covid-19. É o que aponta um levantamento realizado junto a Cartórios.

O estudo mostra que 9 pais faleceram antes do nascimento de seus filhos e que, pelo menos uma criança de até seis anos, perdeu pai e mãe para a covid-19.

“Os números fornecidos pela base de dados dos Cartórios auxiliam os poderes públicos no dimensionamento dos impactos causados pela covid-19 no Brasil. Esses dados, que demonstram um triste cenário, são coletados pela parceria com a Receita Federal, onde é possível emitir certidões de nascimento para os recém-nascidos com o número do CPF. O levantamento é parcial, porém, muito impactante”, explica Velenice Dias de Almeida, presidente da Anoreg-MT.

De onde vêm os dados?

Esses dados foram levantados com base no cruzamento entre os números dos CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 7.645 Cartórios de Registro Civil do Brasil desde 2015.

Este ano foi escolhido como base porque foi quando as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o território nacional.

Quem fez o levantamento foi a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil do Brasil e administra o Portal da Transparência.

Cenário nacional

Segundo os dados levantados pela Arpen-Brasil, 25,6% das crianças que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano.

  • 18,2% tinham um ano de idade
  • 18,2% dois anos,
  • 14,5% três anos,
  • 11,4% 4 anos,
  • 7,8% 5 anos
  • 2,5% 6 anos

São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os Estados que mais registraram óbitos de pais com filhos nesta idade.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior3‌ ‌Melhores‌ ‌‌Painel‌ ‌Smm‌‌ ‌Para‌ ‌‌Revender‌ ‌Seguidores‌‌ ‌no‌ ‌Instagram‌
Próximo artigoFalta 1 mês para o Enem: aprenda a usar as redes sociais ao seu favor