Pandemia: 50 municípios de MT podem ficar desabastecidos de oxigênio

Governo diz que duas distribuidores avisaram que entrega de material pode atrasar por problema de logística

(Foto: Agência Brasil)

Hospitais de cerca de 50 municípios de Mato Grosso podem ficar sem cilindros de oxigênio. Distribuidoras responsáveis pelo abastecimento passam por mudança de locação e podem atrasar a entrega do produto. 

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Governo de Mato Grosso. Conforme o governo, o problema de estoque não tem relação com a escassez de material no mercado. Nas últimas semanas, o consumo de cilindros de oxigênio aumentou em 10 vezes em Mato Grosso. 

“Nos últimos três dias, dois distribuidores privados de oxigênio, que atendem  aproximadamente 50 municípios, alertaram para a dificuldade de logística, pois o abastecimento das cargas era realizado em Cubatão (SP) e foi transferido para o Rio de Janeiro”, diz trecho da nota do governo.  

A transferência estaria demandando tempo maior de transporte e gerando o risco de desabastecimento. Não existiriam veículos disponíveis no país para ampliação da frota neste momento. 

O Ministério da Saúde já teria sido acionado pelo governo para restabelecer as condições e manter o abastecimento. “Segundo os dois distribuidores, se for resolvida a logística do local de embarque, o problema estará solucionado”, disse o governo.  

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que adotou medidas para garantir o fornecimento de oxigênio continuamente em hospitais administrados por ela, como assinatura de aditivos contratuais, aumento de reservatório e acompanhamento da logística dos distribuidores. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMotorista de app é acusado de atropelar passageira após ter discussão
Próximo artigoCuiabá: Entrada de pacientes da rede privada no SUS aumenta em um mês