Cidades

Palco Giratório chega a MT com 30 espetáculos e 10 oficinas gratuitas

27 minutos de leitura
Palco Giratório chega a MT com 30 espetáculos e 10 oficinas gratuitas

Há 15 anos circulando pelo Brasil, o maior festival de artes cênicas do país, Palco Giratório chega a Mato Grosso com programação extensa e gratuita, entre os dias 3 e 27 de maio, no Sesc Arsenal. Este ano, serão mais de 30 espetáculos teatrais, 10 oficinas e diversas ações de artistas e projetos oriundos dos quatro cantos do país.

O circuito realizado pelo Serviço Social do Comercio (Sesc), contemplará 132 cidades, 20 grupos teatrais, mais de 1600 horas de formação, em oficinas por todo país. Em Mato Grosso, a programação também chega a Rondonópolis, entre os dias 13 e 20 de março, e Poconé, no dia 16 de maio, através do Sesc Balneário.

Na capital, além de ocupar os equipamentos culturais do Sesc Arsenal, as apresentações se espalham por diversos espaços da cidade, como o Cine Teatro Cuiabá, a Praça da República, o Parque das Águas e a Praça Cultural do Bairro Pedra 90. São vários os formatos, temáticas e regionalidades dos espetáculos que devem ter os ingressos retirados com 1 hora de antecedência.

A abertura do Palco Giratório no Sesc Arsenal ainda conta com “festa baiana” e apresentações culturais do grupo Flor Ribeirinha e do Bloco de Carnaval Império Casa Nova. A atração nacional da vez será Berimbrown Soul.

As oficinas também são gratuitas com participação mediante inscrição prévia com litros de leite. As atividades que chegam em Rondonópolis estão disponível AQUI.

Confira todas as informações de datas, horários e inscrições, além das sinopses dos espetáculos e oficinas na capital:

 OFICINAS 

Looping: Bahia Overdub

05/05
LOOPING E OVERDUB: PENSAMENTO SONORO E PENSAMENTO COREOGRÁFICO

Ministrantes: Felipe de Assis, Leonardo França e Rita

Horário: 14:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

Oficina de criação a partir dos procedimentos desenvolvidos no processo de construção de Looping Bahia Overdub – repetição e acumulação – em arranjos coletivos. São realizadas práticas de sensibilização e expansão da escuta, laboratório de criação e composição de movimentos e sonoridades.

Público-alvo: artistas e estudantes interessados em dança, teatro, música e performance

Oficina com certificação. Solicitar link de formulário de inscrição no e-mail: maguiar@sescmt.com.br

10/05
O SOM NA CENA

Ministrantes: Aglailson Sousa França e Emanuel Anderson de Souto Veríssimo

Horário: 14:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Sala Dança, Sesc Arsenal

A proposta consiste em demonstrar na prática como se confeccionar instrumentos de materiais diversos e como os mesmos podem ser utilizados na cena teatral para realização de trilha sonora original e ao vivo. Algumas cenas do espetáculo P’s serão utilizadas para exemplificação do processo.

Público-alvo: artistas em geral

Oficina com certificação. Solicitar link de formulário de inscrição no e-mail: cborges@sescmt.com.br

12/05
ATUAÇÃO E ESPAÇO URBANO

Ministrantes: Micheli Santini, Nei Cirqueira, Francis Wilker e Gleide Firmino

Horário: 14:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

Workshop que tem como objetivo compartilhar procedimentos de criação do Teatro do Concreto, especialmente aqueles voltados para a relação entre a atriz/ator/performer e a cidade. Um percurso que pretende explorar e relacionar materiais biográficos dos participantes em jogo com a arquitetura, os fluxos e aspectos históricos da cidade.

Público-alvo: atores, atrizes, estudantes de teatro e demais interessados

Oficina com certificação. Solicitar link de formulário de inscrição no e-mail: borges@sescmt.com.br

18/05
TROCAS MARGINAIS

Ministrantes: Isabel Penoni

Horário: 14:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

Esta oficina será um espaço de transmissão e exercício de uma rotina de treinamento físico e preparação de ator, e também de um conjunto de dispositivos de pesquisa e criação, desenvolvidos e acionados ao longo dos mais de dez anos de trabalho continuado da Cia Marginal.

Os encontros incluirão: exercícios sobre a dilatação dos sentidos, da presença, da atenção e da capacidade expressiva dos participantes; propostas de improvisação que estimulem o ator a transitar entre mundos e tempos reais e ficcionais; exercícios de composição cênica e dramatúrgica que explorem diferentes possibilidades de fabulação e ficcionalização a partir de documentos “reais”.

Público-alvo: estudantes, pesquisadores e profissionais das artes cênicas

Oficina com certificação. Solicitar link de formulário de inscrição no e-mail: cborges@sescmt.com.br

22/05
CASCATAS CÔMICAS

Ministrantes: Silvia Moura

Horário: 15:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, SESC Arsenal

Visa proporcionar aos participantes o treinamento gestual cômico através de suas cascatas e claques para construção de repertório individual do palhaço.

Público-alvo: atores, palhaços e interessados em geral (a partir dos 16 anos)

Oficina com certificação. Solicitar link de formulário de inscrição no e-mail: cborges@sescmt.com.br

OFICINA DE SUPER PODERES
Ministrantes: Jorge Alencar e Neto Machado

Horário: 15:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Sala Dança, SESC Arsenal

Quais heróis você monta diariamente para que seja possível seguir? Quais superpoderes, sensibilidades, armas, ferramentas, táticas, mutações, incorporações você realiza para continuar se movendo? Quando dói ser você? Quando é prazeroso ser você? Onde está a vulnerabilidade? Quando a fragilidade se torna potência e vice-versa?

Público-alvo: Interessados em trabalhar em arte para crianças (artistas, professores, educadores etc.), na qual são abordadas as questões citadas, articuladas a processos criativos para crianças e adolescentes.

Oficina com certificação. Solicitar link de formulário de inscrição no e-mail: cborges@sescmt.com.br e maguiar@sescmt.com.br

 ESPETÁCULOS 

Cia. Gira Dança (RN), 2015. Foto: Cláudio Etges

03/05
LOOPING: Bahia Overdub, com Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

Festa, dança e política. As festas de largo de Salvador e suas contradições são a paisagem predominante de Looping: Bahia Overdub, espetáculo que emerge do encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico. Looping constitui um estudo do tempo: repetição e acumulação. Movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços. Assim como nas ruas, o que está em jogo são arranjos coletivos através de uma participação estético-política.

Duração: 90 minutos

Retirar ingressos com uma hora de antecedência

04/05
FÁBRICA DE BRINCADEIRA, com Cia Faces Teatro (MT)

Horário: 20:00
Idade: 10 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, SESC Arsenal

Cansado da insistente perseguição de Mila, Pedro e Felipe o excêntrico Senhor Bigode permite que eles conheçam a sua fábrica, localizada num lugar que ninguém sabe onde, e acabam embarcando em uma incrível viagem por uma fábrica responsável por produzir as brincadeiras e causos e espalhá-los pelo mundo. Nesse mágico musical, cheio de cores, ritmo e luz, não esqueça de pegar seu guarda-chuva e sonhar.

Duração: 80 minutos

05/05
RAMAL 340: Sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora, com Coletivo

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Cine Teatro Cuiabá

Este espetáculo trama seis histórias envolvendo pessoas espalhadas no espaço e no tempo do mundo, pessoas ligadas pelo movimento, pelo desejo, pela falta ou simplesmente pela completa incompreensão da própria experiência. Um homem espera pelo pai na plataforma da estação de trem, outro arruma as malas enquanto sua mulher as desarruma, outra mulher não dorme por causa de um sonho e ainda outra segue para o outro lado do mundo atrás de alguém que lhe escreveu uma carta. Tudo acontece enquanto um homem caminha sem parar atrás da filha e outro foge atormentado por uma imagem de trinta anos atrás. São narrativas que não são causas ou consequências umas das outras; concorrem no tempo e no espaço e se atravessam na cena em movimento constante.

Duração: 80 minutos

06/05
OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA, com Grupo Teatral Boca de Cena (SE)

Horário: 18:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Parque das Águas, Cuiabá

Este espetáculo é resultado do encontro cênico do Grupo Boca de Cena e seus colaboradores com a literatura de Miguel de Cervantes. Livremente inspirado em Dom Quixote de La Mancha, a história que se pretende retratar extrapola a literatura e se contamina por toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delírio). Neste Dom Quixote, denominado Os cavaleiros da triste figura, um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo!

Duração: 60 minutos

ELEFANTE, com Cia Faces Teatro (MT)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Uma mulher é violentada por um grupo de homens, mas são os homens que julgam a inocência da mulher. Enquanto a vítima pede socorro é coloca em discussão a sua maneira de se vestir, de se comportar e, até mesmo, as condições em que se encontrava no momento do ataque. Elefante surge através de pesquisa sobre casos reais de estupro e sua repercussão nas redes sociais.

Duração: 60 minutos

08/05
ANDARILHOS DAS ESTRELAS, com Grupo Tibanaré (MT)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: GRATUITO
Local: Praça Cultural, Bairro Pedra 90

Andarilhos das Estrelas é um cortejo cênico musical, especialmente produzido para rua e espaços não convencionais. Propõe levar o jogo cênico para os transeuntes através da energia dos atores brincantes, que compõe cenários imaginários e festivos da representação poética, proporcionando uma ação exclusiva de sensações, identificações e reflexões. O teatro de hoje não é o mesmo de amanhã, literalmente isso acontece nesta obra aberta, que surpreende o público em qualquer hora e lugar, desarmando a urbanidade com o encontro, poesia, cantos populares e dança.

Duração: 60 minutos

09/05
PS, com Trapi
á Cia Teatral (RN)

Horário: 20:00
Idade: 14 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

No livro Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, Michel Foucault descreve e analisa um caso real de parricídio acontecido na primeira metade do século XIX. Inspirado na obra de Foucault, este espetáculo de Gregoy Haertel traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns familiares seus. Focando nas intensas contradições do personagem e passando por momentos que vão desde a sua infância até o seu suicídio, o texto procura trazer à tona o homem além do seu ato, não com o intuito de explicá-lo e diminuir a gravidade do que fez, mas com a vontade única de nos aproximar dele e, com isto, talvez também nos aproximar de nós mesmos. P’s coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido.

Duração: 57 minutos

12/05
CONCERTO EM RI MAIOR, com Cia dos Palhaços (PR)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Esta comédia musical surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação do palhaço com a música. O maestro e palhaço Wilson Chevchenco, de origem russa, apresenta um concerto e, já que não fala português, conta com a ajuda de seu fiel amigo Sarrafo, para ser compreendido pela plateia. O concerto conta ainda com um coral, integrado pelo público. O espetáculo tem muita música – com vários instrumentos, como piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica –, dança, improvisação e participação da plateia.

Duração: 70 minutos

Espetáculo Para Menores

13/05
PARA MENORES, com Elka Victorino (MT)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

As experiências da bailarina Elka Victorino, como professora de dança no Sistema Socioeducativo de Cuiabá, impulsionaram o processo de construção do espetáculo de dança contemporânea/performance “Para Menores”. A imersão em uma “cultura de cadeia” possibilitou a criação de uma rede de relações entre os corpos da bailarina e dos adolescentes encarcerados, num processo rico em afectose contaminações. O ambiente de conflitos, a tensão de uma prática relacional, produziram faíscas para a criação em dança. Momentos desse processo, fagocitados, digeridos e transformados em alimento para a produção de partituras coreográficas, aparecem como pontos da memória na dramaturgia. Um processo antropofágico, no qual a bailarina se alimentou da cultura daqueles jovens, ampliou o território da auto ficção, mudando para a cena, o que antes habitava em jaula.

Duração: 60 minutos

Espetáculo Dom Casmurro – Cia de Teatro de Rondonópolis (MT)

Horário: 20:00
Idade: 12 anos
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

A Cia é uma companhia escola de Rondonópolis, e seu primeiro trabalho é a conhecidíssima história de Machado de Assis Dom Casmurro.

Clake

15/05
CLAKE, com Circo Amarillo (SP)

Horário: 17:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Praça da República, Centro Cuiabá

Espetáculo cômico que evidencia o trabalho da dupla Esteban Hetsch e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.

Duração: 50 minutos

COMO MANTER-SE VIVO?, com Flávia Pinheiro (PE)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

Este espetáculo investiga a urgência de permanecer em movimento como um procedimento de sobrevivência. Um questionamento de como nos relacionamos com a imaterialidade da proposta pela interface dos dispositivos e a certeza da nossa impermanência. Como continuar em movimento? Como resistir ao desequilíbrio e à instabilidade da existência? Como persistir no tempo? Uma prática circular que, por não desistir, sucumbe a falha eterna e inerente da matéria. A certeza de que este momento nunca mais vai se repetir e que talvez fosse melhor se não estivéssemos aqui.

Duração: 50 minutos

Apresentação de Circo Circuito Espetáculo Concerto em Ri Maior com Cia dos Palhaços (SP)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

Sinopse: Esta comédia musical surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação do palhaço com a música. O maestro e palhaço Wilson Chevchenco, de origem russa, apresenta um concerto e, já que não fala português, conta com a ajuda de seu fiel amigo Sarrafo, para ser compreendido pela plateia. O concerto conta ainda com um coral, integrado pelo público. O espetáculo tem muita música – com vários instrumentos, como piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica –, dança, improvisação e participação da plateia.

16/05
Apresentação de dança Circuito Espetáculo O Crivo
com Ateliê do Gesto (GO)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

Dois homens criam relações que só se revelam à medida que atravessam suas estórias o Sertão ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. Nesse atravessamento, diálogos e contatos são travados entre os dois, para mergulharem juntos em busca do que muda e do que permanece em cada um, na descontinuidade do tempo, onde o meio se faz fim e o rio escorre em corpos físicos até a exaustão de ser quem se é: entre o nada e alguma coisa, a mais ínfima e completa condição do ser humano, numa dramaturgia de mistério, convivência e comoção. Inspirado na obra Primeiras Estórias, do escritor João Guimarães Rosa.

17/05
ENTREPARTIDAS, com Teatro do Concreto (DF)

Horário: 19:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Início da noite, a cidade se move como um complexo organismo. É hora do embarque! O público toma um ônibus e viaja pelas ruas da cidade onde conhece diversos personagens que se equilibram no fio do tempo, lembrando-nos que a vida é feita de encontros e instantes. Um espetáculo que fala, sobretudo, daquilo que é efêmero, chegadas e partidas, saudades, desejos, possibilidades, vida e morte. A viagem pela cidade como pretexto para viajar pelas ruas de si mesmo. Este espetáculo é resultado de dois anos de pesquisa do Teatro do Concreto sobre o tema “amor e abandono na sociedade contemporânea” e foi agraciado com os prêmios de melhor espetáculo, direção, dramaturgia e ator no Prêmio Sesc do Teatro Candango 2011.

Duração: 165 minutos

*Espetáculo itinerante
**Retirar ingressos com uma hora de antecedência
***Público restrito (30 lugares no ônibus)

Cia Teatral Turma do Biribinha

17/05
MAGIA, com Cia Teatral Turma do Biribinha (AL)

Horário: 19:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Produzir e dirigir um filme sem elenco e sem dinheiro? Só se for com magia. E assim começa a saga de um palhaço que é contratado para este desafio. Sem a mínima condição, mas também sem poder abrir mão desta oportunidade, Biribinha usa velhos truques de mágica aprendidos no circo para fazer o filme e tentar colorir mais uma vez a sua vida, que estava meio sem cor. Nesta jornada, ele descobre que é dentro de si, mais precisamente em seu coração, que está a verdadeira fonte da transformação. Descobre que o amor, o riso, a fé e as brincadeiras podem levá-lo a uma jornada cheia de surpresas, divertidos momentos em que o público atua como elenco e o ajuda a vencer este grande desafio.

Duração: 50 minutos

Apresentação de Teatro Circuito Espetáculo Cuco com Teatro para bebês e Cia Caixa do Elefante (RS)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

As fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Essa é a atmosfera criada pelo espetáculo, como um jogo entre o esconder e o revelar, em meio a experiências lúdicas e estéticas dos bebês. A brincadeira ficcional de criar e dar sentidos assume formas diversas, como um ninho e uma cama acolchoada, num espaço que acolhe fantasias, surpresas e tudo o que é percebido e colecionado a cada momento pela sensibilidade das crianças pequenas.

*Plateia Limitada

FAUNA, com Grupo Quatroloscinco comTeatro do Comum (MG)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, SESC Arsenal

Ei, você me conhece? Posso me aproximar? Eu sou só um animal vivo.” Nesta peça-conversa, dois atores convidam o público a explorar a dimensão política dos afetos. Corpos e discursos se misturam e se confundem para desconstruírem identidades pessoais e coletivas. Estreado em 2016, Fauna rompe a narrativa tradicional, atenuando os limites físicos entre palco e plateia e criando um circuito de situações que levam o espectador para dentro da cena. Referenciada pela obra O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle, a peça discute temas como violência, desejo, liberdade, confissão e desamparo.

Duração: 80 minutos

18/05
EU SEM VOCÊ NÃO SOU NINGUÉM, com Cia Teatral Turma do Biribinha (AL)

Horário: 20:00
Idade: 12 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Comédia circense com toques de melodrama, misturando elementos do teatro de animação com a boa palhaçaria clássica. O texto, que se equilibra entre o ridículo e o sublime, trata dos questionamentos de um ator sobre quem é mais importante: sua pessoa ou sua obra. Isso é contado através da estória de um palhaço que sai do corpo de seu criador e se transporta para o corpo de um boneco. A partir daí, os dois travam uma divertida disputa para provar quem é melhor no picadeiro

Duração: 60 minutos

Apresentação de Circo Circuito Espetáculo “A Salto Alto” com Circo no Ato (RJ)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

Entre gentilezas e extermínios, este espetáculo circense conta a história de sete pessoas que, ao terem acesso a outra maneira de viver, se despem de suas experiências para vestir essa outra realidade. O enredo se desenrola a partir do tensionamento entre um ambiente formal e refinado e personagens que, em sua essência, carregam a irreverência de quem precisa se reinventar e ressignificar a vida a cada instante. A fábula romântica da Cinderela é satirizada em meio a críticas ao consumismo desenfreado da nossa sociedade.

19/05
AS MULHERES DO ALUÁ, com O Imaginário (RO)

Horário: 19:00
Idade: 14 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas. Com histórias marcadas pelas violências e pelas dificuldades enfrentadas em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia. Uma investigação cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Quem são essas mulheres?

Duração: 60 minutos

SEGUNDA PELE, com Coletivo Lugar Comum (PE)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

Quantas peles habitam nosso corpo? Pelo, casca, casa, cidade, olhar, pudor, prazer, cortes, avessos, toques, sorrisos, sons, leite, vento, chuva, memórias. Este espetáculo leva para cena corpos em troca de peles, em transformação, em desnudamentos. Movimentando entendimentos sobre a diversidade de corpos, pelas infinitas possibilidades do ser, e por tudo que ainda precisa ser discutido sobre padrões vigentes em nossa sociedade. Nessa ambientação de peles que escamam ao longo da cena, revelam-se histórias, corpos e experiências de vida das quatro dançarinas do elenco. Em 2016, numa recriação coletiva, Segunda Pele reestreou de roupa nova, com novas vestes e novos desnudamentos em cena, ampliando o mergulho experimentado na montagem anterior.

Duração: 70 minutos

Espetáculo “Eles Não Usam Tênis Nique”

19/05
Apresentação de Teatro Circuito Espetáculo
“Fauna” com Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum (MG)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

Ei, você me conhece? Posso me aproximar? Eu sou só um animal vivo.” Nesta peça-conversa, dois atores convidam o público a explorar a dimensão política dos afetos. Corpos e discursos se misturam e se confundem para desconstruírem identidades pessoais e coletivas. Estreado em 2016, Fauna rompe a narrativa tradicional, atenuando os limites físicos entre palco e plateia e criando um circuito de situações que levam o espectador para dentro da cena. Referenciada pela obra O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle, a peça discute temas como violência, desejo, liberdade, confissão e desamparo.

*Plateia Limitada

20/05
A SALTO ALTO ENTRE GENTILEZAS E EXTERM
ÍNIOS, com Circo no Ato (RJ)

Horário: 19:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Jardim, Sesc Arsenal

Entre gentilezas e extermínios, este espetáculo circense conta a história de sete pessoas que, ao terem acesso a outra maneira de viver, se despem de suas experiências para vestir essa outra realidade. O enredo se desenrola a partir do tensionamento entre um ambiente formal e refinado e personagens que, em sua essência, carregam a irreverência de quem precisa se reinventar e ressignificar a vida a cada instante. A fábula romântica da Cinderela é satirizada em meio a críticas ao consumismo desenfreado da nossa sociedade.

Duração: 50 minutos

ELES NÃO USAM TÊNIS NAIQUE, com Cia Marginal (RJ)

Horário: 20:00
Idade: 14 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, SESC Arsenal

Ambientado em uma favela do Rio de Janeiro, este espetáculo narra o reencontro de um pai e uma filha que não se viam há muitos anos. Ele foi traficante nos anos 1980, quando o comércio ilegal de drogas ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade. Ela é uma jovem traficante nos dias atuais. O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, representados em cena por quatro atores que se alternam sucessivamente nos dois papeis, num jogo cênico em que nenhuma posição é fixa e onde a ficção está sempre sob o risco da realidade.

Duração: 75 minutos

Apresentação de Dança Circuito Espetáculo “Desastro” com Neto Machado (BA)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: GRATUITO
Local: Teatro

É como se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie num episódio dos Power Rangers. Voltada, principalmente, para crianças e adolescentes, Desastro é uma coreografia neon, uma ideia de futuro inventada no passado, um universo construído a partir de um vômito de luz, tão apoteótico quanto um strobo forjado com o interruptor do quarto. Uma peça ao som de versões do hit Space Oddity de Bowie sobre um tal de Major Tom, numa viagem rumo ao desconhecido. Desastro é dança, mas não exatamente uma coreografia com passos no ritmo da música. É teatro, mas sem apego a uma história com início, meio e fim. É um concerto de rock’n roll, mas sem banda nem cantor. Desastro é o poder de dar luz a novos mundos.

22/05
DANÇA ANFÍBIA, com Cia dos Pés (AL)

Horário: 20:00
Idade: 18 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Salão Social, Sesc Arsenal

A metáfora lançada por Gilberto Freire, de ser a gente alagoana uma gente anfíbia”, é o ponto de partida deste espetáculo. Pensamos num ser anfíbio como aquele que, mais que sobreviver em um ambiente, cria condições de criação e se faz nesse ambiente, reinventando-se em meio a processos adaptativos. Dança anfíbia propõe um mergulho nas possibilidades evolutivas que a vontade de criar é capaz de gerar, entendendo o processo de criação em dança como um processo adaptativo. Este processo implica em lançar-se nos riscos das descobertas, dos devires e das relações, admitindo as ambiguidades, ambivalências e contradições humanas como potencias de inventividade.

Duração: 50 minutos

O Pirata e Deus, Teatro Fúria (MT)

23/05
ANIMO FESTAS, com La Cascata Cia Cômica (SP)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

O universo do palhaço é personificado na sombria figura de Klaus, que narra suas memórias em festas infantis. Klaus sobrevive de performances em festas infantis e narra suas memórias no submundo desses eventos, ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1980. O paulistano Marcio Douglas, criador da La Cascata Cia. Cômica, encarna o anti-herói da palhaçaria. Esse freakshow de humor ácido reflete sobre questões como o valor do trabalho artístico, a felicidade e a sobrevivência.

Duração: 50 minutos

24/05
DESASTRO, com Neto Machado (BA)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

É como se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie num episódio dos Power Rangers. Voltada, principalmente, para crianças e adolescentes, Desastro é uma coreografia neon, uma ideia de futuro inventada no passado, um universo construído a partir de um vômito de luz, tão apoteótico quanto um strobo forjado com o interruptor do quarto. Uma peça ao som de versões do hit Space Oddity de Bowie sobre um tal de Major Tom, numa viagem rumo ao desconhecido. Desastro é dança, mas não exatamente uma coreografia com passos no ritmo da música. É teatro, mas sem apego a uma história com início, meio e fim. É um concerto de rock’n roll, mas sem banda nem cantor. Desastro é o poder de dar luz a novos mundos.

Duração: 50 minutos

25/05
KODAK, com Neto Machado (BA)

Horário: 20:00
Idade: LIVRE
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Esta é uma peça cheia de mistura: tem dança, tem teatro, tem cinema, tem herói, tem monstro, tem ninja, tem mangá, tem história em quadrinho, tem rosa, tem azul, tem movimento, tem ação, tem robô, tem gente, tem gigante, tem barulho, tem silêncio e, agora, tem você! Em cena, cem caixas de arquivo coloridas constroem um mundo de plástico onde nada é feito para durar. Um espetáculo feito como peças de Lego que não segue as instruções da caixinha. A peça coloca o universo infantil geralmente associado aos garotos para dançar. Em vez da bailarina cor-de-rosa, quem dança em Kodak são outros imaginários que se confundem, se distorcem e se transformam.

Duração: 50 minutos

26/05
FARINHA COM AÇÚCAR OU SOBRE A SUSTANÇA DE MENINOS E HOMENS, com Coletivo Negro (SP)

Horário: 20:00
Idade: 16 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Na “peça-show”, busca-se uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica: paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, celebrar, refletir e dialetizar a experiência de ser homem negro na urbanidade periférica. A obra é também tributária ao legado dos Racionais MC’s.

Duração: 90 minutos

27/05
O PIRATA E DEUS, com Theatro Fúria (MT)

Horário: 20:00
Idade: 12 anos
Valor: 02 Litros Leite UHT
Local: Teatro, Sesc Arsenal

Um capitão pirata navega cruel e impune graças à inocência de seu irmão gêmeo siamês. Mas com a chegada do Dr. Z, esta situação se camba: Ele agora pode separar o inocente do culpado! Quem poderá safar o capitão e mantê-lo na impunidade.

Duração: 50 minutos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes