Cidades

Pacientes rasuram receitas médicas na tentativa de armazenar kit covid em Várzea Grande

Algumas pessoas estão tentando pegar remédios em nome de terceiros. Unidades de saúde flagraram quantidades absurdas "receitadas"

2 minutos de leitura
Pacientes rasuram receitas médicas na tentativa de armazenar kit covid em Várzea Grande
(Foto: Arquivo/ABr)

A pandemia do novo coronavírus tem provocado uma situação perigosa em Várzea Grande: algumas pessoas têm feito de tudo – inclusive fraudar receitas médicas – para tentar ter acesso aos medicamentos utilizados no tratamento da fase inicial da covid-19.

Tem sido cada vez mais comum unidades de saúde – onde os remédios têm sido distribuídos gratuitamente – receberem receitas médicas rasuradas. Algumas delas com volumes considerados “absurdos” de medicamentos.

Essa situação flagradas envolvem, principalmente, a ivermectina e azitromicina, que têm sido utilizadas no tratamento precoce contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Segundo o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, alguns pacientes chegam às unidades em nome de terceiros – alegando que estariam doentes – mas com o único propósito de pegar medicamentos.

“O paciente que está em quadro leve ou moderado, desde que adotadas as medidas de segurança corretas, pode comparecer à consulta médica, aviar sua receita e receber seu medicamento. Não mandem terceiros, que não serão atendidos”, ele alerta.

A prescrição desses medicamentos, que auxiliam no tratamento da covid-19, tem sido feita em Várzea Grande desde o dia 22 de junho, dois dias antes de a mesma medida ser adotada pelo governo do Estado.

Desde o começo da liberação do kit-covid em Mato Grosso, autoridades em saúde têm sido claras ao afirmar que os medicamentos seriam distribuídos de forma gratuita, mas apenas a quem possuir a devida prescrição médica.

Pandemia em VG

Várzea Grande é a segunda cidade de Mato Grosso em número de casos em monitoramento da covid-19. Até este domingo (19), eram 1.159 pessoas com a doença, conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A cidade já acumula 229 óbitos desde o começo da pandemia. Neste período, 781 pessoas se recuperaram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes