Pacientes do Hospital Regional de Sinop recebem festas-surpresa de aniversário

Como o objetivo é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado, o Hospital Regional de Sinop desenvolve, com sua equipe de nutrição e dietética, festas-surpresa de aniversário para os pacientes, para que se sintam especiais e homenageados.

Todo paciente aniversariante recebe um bolo de acordo com a sua dieta, ou seja, elaborada segundo especificações médicas e patológicas de cada um. A comemoração tem a participação das nutricionistas e toda equipe multidisciplinar do plantão que, com balões, chegam de surpresa no leito e cantam os parabéns junto ao paciente e seu acompanhante.

O acontecimento já se tornou um dos momentos mais esperados para a equipe que acompanha de perto cada paciente. Para as assistentes sociais do hospital, Eucineia Rodrigues Paiva e Margarida Dias da Silva, participar do momento tem sido uma experiência valiosa porque a atividade é simples, mas tem potencial enorme de contribuição no processo de recuperação psicossocial dos pacientes.

“A internação e o próprio ambiente hospitalar deixa o emocional das pessoas abalado e eu percebo que essa comemoração de aniversário surpresa tem oferecido mais que ocasiões de festa e alegria, tem propiciado acima de tudo o resgate da moral e autoestima dessas pessoas”, destaca Eucineia Paiva.

Um dos pacientes que já comemorou o aniversário com festa-surpresa no Hospital Regional de Sinop é Renato Pereira Ajala, de 34 anos. Renato está em tratamento desde o dia 25 de janeiro, devido infecções após um acidente de trânsito, e ele conta que é a primeira vez na vida que tem uma festa no dia de seu aniversário. “Foi inesperado, porém muito agradável, além de que alegrou demais o meu dia, sem contar que eu me senti muito importante. Jamais imaginei viver uma comemoração dessa forma, meu sentimento com certeza é de gratidão por todas essas pessoas que além de cuidar bem da gente, estão preocupados conosco e celebrando com a nossa vida e a nossa felicidade”, declara.

Maria Dajuda Lima Prates, de 59 anos, é esposa do paciente Antônio Neres de Carvalho, de 63 anos, que já teve alta, mas também teve festa-surpresa em um dos leitos da soroterapia no Box de Emergência. “Quando eu vi o pessoal entrando, os enfermeiros e até a médica cantando parabéns eu fiquei sem palavras, eu só olhei para o meu esposo e vi que ele já estava bastante emocionado porque nós dois nunca imaginamos isso dentro de um hospital. Nosso coração ficou cheio de amor nesse dia, só quero agradecer em nome de toda minha família por essa festa linda”, conta.

A operadora de caixa Isabel Dias, de 20 anos, internada na clínica ortopédica desde o dia 7 de março, diz que o dia 19 de março de 2018 ficará para sempre em sua memória. “Jamais vou me esquecer desse dia, um dia em que eu realmente me emocionei de verdade, mas foi de felicidade, porque foi lindo ver as pessoas que cuidam de mim todos os dias, entrando no quarto com balões, sorrindo e cantando parabéns, eu realmente não esperava por isso em um hospital público”.

Diferencial na alimentação hospitalar

Desde o dia 18 de dezembro de 2017, as refeições do Hospital Regional de Sinop estão mais saudáveis e balanceadas, tudo porque o refeitório do hospital foi reformado e a estrutura de atendimento modificada. Essa transformação do setor tem oferecido aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de uma alimentação de qualidade, um diferencial nutricional, que é a prática das dietas elaboradas segundo especificações médicas e as patologias de cada paciente, além dos cuidados com a qualidade e o sabor dos alimentos servidos.

Nas festas de aniversário, os ingredientes de cada bolo são cuidadosamente selecionados conforme a dieta prescrita pelo médico seja um paciente hipertenso, diabético, ou que seja intolerante à lactose, glúten, entre outras restrições. O bolo é servido para o paciente com a devida segurança alimentar.

“O alimento também é a vida do paciente e, em alguns casos, eles se encontram debilitados, sozinhos e se sentindo esquecidos, sem importância no dia a dia da rotina hospitalar, e muitas vezes dependendo da patologia ele acaba se entregando àquele momento enfermo e é aí que apresentamos o nosso algo a mais, como, por exemplo, a festa de aniversário e a criatividade na decoração dos pratos desses pacientes, que para nós significa um olhar especial por essas pessoas. Queremos que eles se sintam cada vez mais acolhidos por nós e saibam que, além do alimento, nós também estamos aqui para servir nosso amor, carinho e atenção”, completa a nutricionista responsável técnica do setor de nutrição e dietética do hospital, Núbia Aparecida Garcia de Andrade.

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGrupo Omnia anuncia compra da Oro Agri por US$ 100 mi
Próximo artigoTCE notifica Dóia a pagar R$ 110 mil por irregularidades no Detran-MT