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Ouvidoria passa a atender também pelo WhatsApp

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Ouvidoria passa a atender também pelo WhatsApp
Foto: Assessoria

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) disponibilizou ao cidadão mais um canal de atendimento da Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso. Agora, a Ouvidoria do Estado conta com o aplicativo WhatsApp para o recebimento de denúncias, reclamações, sugestões e elogios. O lançamento do chamado Ouv-Zap foi realizado nesta sexta-feira (15) como parte da programação alusiva ao Dia do Ouvidor, oficialmente celebrado em 16 de março.

O novo canal funciona pelo número (65) 98476-6548 e, com exceção de chamadas telefônicas, todas as funcionalidades poderão ser utilizadas, seja por meio de mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos. Após o recebimento da demanda pelo WhatsApp, a Ouvidoria fornecerá como resposta o número de protocolo para o acompanhamento da demanda no sistema Fale Cidadão.

Foto: Assessoria

O secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, argumentou que a Ouvidoria não poderia mais ficar fora do WhatsApp, já que 70% dos brasileiros têm acesso à internet pelo celular e que o Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante.

“Agora, em qualquer lugar, a qualquer momento, durante 24 horas por dia, o cidadão poderá acionar a Ouvidoria e enviar fotos, vídeos e áudios, inclusive, no exato momento da ocorrência dos fatos”, destacou.

Segundo o secretário-controlador, a disponibilização do Ouv-Zap é mais uma forma de facilitar o contato do cidadão com o Governo de Mato Grosso e fomentar o controle social como auxílio ao controle interno.

“Sozinho, o controle interno não consegue ver tudo, alcançar tudo. É preciso a soma de esforços do controle interno e do controle social. Até porque o cidadão tem conhecimento de causa sobre a prestação dos serviços públicos e pode ajudar com propriedade os gestores a melhorarem as políticas públicas, de acordo com os legítimos anseios e necessidades da população”, disse.

Foto: Assessoria

A disponibilização do novo canal é resultado da diretriz estratégica da CGE de empoderamento da Ouvidoria do Estado. “A ideia é construir um modelo no qual a Ouvidoria seja a defensora do povo. A CGE quer cada vez mais estruturar as ouvidorias setoriais para que sejam, de fato, o elo da administração pública com o cidadão em demandas específicas e coletivas, sempre fazendo a defesa da boa administração e das boas práticas”, pontuou o superintendente de Ouvidoria da Controladoria, Vilson Nery.

Na manhã desta sexta-feira (15), ouvidores setoriais estiveram na Praça Alencastro, em Cuiabá, para uma panfletagem acerca do novo canal e das demais formas de atendimento. A ação envolveu ouvidores das seguintes instituições: Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES), Educação (Seduc), Segurança Pública, Justiça e Administração Penitenciária (Sesp), Planejamento e Gestão (Seplag), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Infraestrutura (Sinfra), Departamento de Trânsito (Detran), Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e Polícia Civil, além da Defensoria Pública, como órgão parceiro.

Outras formas de acesso

A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE.

Além do WhatsApp, as demais formas de contato com a Ouvidoria continuam funcionando normalmente: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos). Tem também o aplicativo “MT Cidadão”, que pode ser baixado gratuitamente no http://www.mtcidadao.mt.gov.br.

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