Cidades

Outubro Rosa: pets também desenvolvem câncer de mama

2 minutos de leitura
Outubro Rosa: pets também desenvolvem câncer de mama

Outubro é um mês voltado à prevenção do câncer de mama. E, assim como para os seres humanos, pode ser um momento importante também para os pets, visto que o câncer de mama atinge – em específico – as fêmeas, que possuem uma arca mamária ativa.

O LIVRE conversou com a médica veterinária Elisama Pires e listou causas, sintomas e soluções para devidas situações com os bichinhos de quatro patas.

Causas

Um dos principais causadores do câncer de mama em animais é o uso irregular de anticoncepcionais, que retira as cadelas e gatas do cio e impossibilita a geração de filhotes no período.

Não tem idade definida para a aparição de tumores, se no primeiro cio for aplicado o anticoncepcional no pet, a partir daquele momento a mama se torna uma mama ativa, tendo influência hormonal e possibilidades de um abscesso.

Outra forma de possuir um tumor é por meios genéticos, influência familiar e contaminação no ambiente em que o pet reside.

Lembrando que não é proibido o uso de medicamentos anticoncepcionais, porém, não é indicado devido os efeitos colaterais.

Sintomas

Os sintomas não são nada comportamentais, a única forma de detectar o possível tumor é fazendo a palpação física no pet.

Normalmente o dono mesmo pode examinar o pet em casa, através do toque. Caso haja dificuldades, o animal pode ser levado em um profissional, que examinará cada uma das mamas.

Cirurgia

Assim que identificado um tumor na mama, exames são realizados para classificar se é benigno ou maligno.

A cirurgia é indicada para que não ocorra o risco de metástase, um processo em que o tumor pode se espalhar pelo corpo via sanguínea ou linfática.

Essa cirurgia tem uma duração variada, tudo depende do tumor e de quantas mamas foram atingidas. A não realização da mesma pode levar o pet a óbito.

Recuperação

A cirurgia é cansativa e o pet deve ficar em repouso por no mínimo duas semanas, sendo acompanhado e tratado em casa por meios de antibióticos e analgésicos.

Existe um acompanhamento pós cirúrgico, mas dentro de 10 a 15 dias o pet deve retornar no hospital para a retirada dos pontos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes