O outono de 2021 começou oficialmente às 6h38 deste sábado (20) e vai até 00h32 do dia 21 de junho, pelo horário de Brasília. A mudança traz variações no clima. Em Mato Grosso, a nova estação começará com chuvas bem distribuídas.
Até o o domingo (21), há previsão de chuva forte em Mato Grosso. Logo em seguida, porém, a chuva enfraquece e fica cada vez mais espaçada, de acordo com o meteorologista Celso Oliveira.
“Isso é bom para a colheita da soja, mas pode gerar preocupação com o milho, dando indicativos de que não teremos um outono dos mais chuvosos. A temperatura vai cair no fim da semana e as chuvas ficam mais espaçadas com o fim do mês”, diz.
O La Niña deve compensar, parcialmente, o atraso da chuva na primavera passada com um outono mais úmido do que o normal.
O início do abril terá volume de chuva entre a média e ligeiramente acima da média para o período. Já em maio, a temperatura e a chuva ficarão próximos à média história para o período e não deve variar.
O fim do outono virá com temporais. Em junho, os fluxos de umidade do interior do país vão provocar vários chuvas intensas no oeste de Mato Grosso, com expectativa de volumes acima da média histórica.