“Os Pássaros” encerra o ciclo Hitchcock no Cine Teatro Cuiabá

Filme apocalíptico é considerado pela crítica o último grande filme do cineasta

Considerado pela crítica especializada o último grande filme de Alfred Hitchcock, “Os Pássaros (1963)” encerra o ciclo dedicado ao cineasta, no Cine Teatro Cuiabá, nesta terça-feira (16). A exibição será às 19h30, com ingressos a preço simbólico de R$ 4 e R$ 2 (meia entrada).

A história acompanha a jovem Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma bela e rica socialite. Após um encontro casual com Mitch Brenner (Rod Taylor) ela fica interessada e decide procurá-lo em Bodega Bay, um vilarejo litorâneo da Califórnia.

“Ao chegar à cidade, ela é atacada por uma gaivota. Inesperadamente, milhares de pássaros invadem a cidade e ameaçam as pessoas que estão no local”, diz a sinopse.

“Os Pássaros” foi um dos filmes que mais rendeu interpretações científicas, psicanalíticas e filosóficas do porquê os pássaros atacaram.

Estudiosos especulam que Hitchcock poderia ter buscado tanto fatos científicos ocorridos com aves na Califórnia, em 1961, quanto nos arquétipos do inconsciente coletivo da humanidade. O cineasta, por sua vez, descartou todas as hipóteses.

Considerado pelo próprio diretor como seu filme “menos Hitchcock”, “Os Pássaros” foi rodado no auge de sua carreira. Assim, já reconhecido o suficiente para dispensar narrativas lógicas e tradicionais, ele se vale de efeitos sonoros – o filme não possui trilha sonora – e tecnologias que o levou a uma indicação ao Oscar.

Bastidores de “Os Pássaros” (Foto: Reprodução)

Dentre as curiosidades dos bastidores de “Os Pássaros”, Tippi Hedren teria sido ferida em uma das cenas do filme, sequência que demorou uma semana para ser filmada.

Alfred Hitchcock revelou ainda que 3,2 mil pássaros foram treinados para o filme. Segundo o ator Rod Taylor, eles foram alimentados com uma mistura de trigo e uísque para que permanecerem por perto durante tanto tempo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorZaqueu: Taques barrou Riva
Próximo artigoPMs derrubam adolescente de moto e não prestam socorro, diz denúncia

O LIVRE ADS