Como acontece sempre que se inicia uma nova etapa em um projeto, o momento de investir no crescimento do escritório de advocacia traz grandes desafios. A maneira como eles são manejados é o que define o resultado dessa empreitada.
Ampliar a atuação do escritório significa estar pronto para promover transformações na dinâmica do negócio. Por isso, antes de dar esse passo importante, é preciso entender suas consequências e pensar em como lidar com elas. E principalmente, deve-se saber para onde se quer ir.
A importância do planejamento
Não se trata de “sair fazendo”. Até porque é preciso saber o que deve ser feito e o porquê. É aí que entra o planejamento, essencial para começar a jornada. O gestor deve, nesse momento, elencar de forma clara os objetivos do negócio.
Se o objetivo é expandir, deve-se determinar uma meta clara, como por exemplo: dobrar de tamanho em três anos. Ou se é objetivo é incorporar novas áreas, deve-se estabelecer quais serão e ter uma justificativa para tal. É essencial que as metas sejam desafiadoras, mas exequíveis.
Equipe deve estar engajada
Criadas as metas, deve-se definir os responsáveis. É uma forma de contribuir para o senso de responsabilização da equipe. Todos devem se comprometer com a execução de um bom trabalho para buscar a realização dos objetivos traçados.
Nesse cenário, o uso de um software jurídico pode ser uma grande ajuda. A gestão da equipe e o controle das atividades pode ser automatizado com o auxílio dessa ferramenta.
O papel do software jurídico no crescimento do escritório
O software para escritório de advocacia proporciona ganho de produtividade, o que é essencial para os escritórios que desejam crescer. Um bom exemplo é o fato de a ferramenta possibilitar delegar as atividades entre os colaboradores de forma automatizada, evitando sobrecargas de trabalho. Além disso, a facilidade para delegar abre portas para entregar cada atividade sempre ao profissional com perfil mais adequado para desempenhá-la.
Outro exemplo de ganho de produtividade refere-se à automatização na busca de publicações em Diários Oficiais ou da atualização de status dos processos em andamento. Sem precisar realizar essas tarefas de forma manual, a equipe pode dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas, a elaborar peças processuais, comparecer a audiências e focar na prospecção para conquistar novos clientes.
Também no quesito relacionamento com o cliente, o software para advogados tem algo importante a acrescentar. Se o escritório conta com muitos contratantes, realizar um atendimento convencional com qualidade (por telefone, por exemplo) é quase impossível e, consequentemente, a qualidade do serviço tende a cair. O software permite oferecer outro canal de atendimento, uma vez que conta com uma área de acesso exclusivo para o cliente, na qual ele mesmo pode entrar e consultar informações sobre seus processos de forma ágil e prática.
Desafios de ampliar a atuação do escritório de advocacia não devem ser subestimados. Porém, é importante saber que, com foco, planejamento e boas ferramentas esses desafios podem ser superados com sucesso.