Os desafios de ampliar a atuação do escritório de advocacia

Como acontece sempre que se inicia uma nova etapa em um projeto, o momento de investir no crescimento do escritório de advocacia traz grandes desafios. A maneira como eles são manejados é o que define o resultado dessa empreitada.

Ampliar a atuação do escritório significa estar pronto para promover transformações na dinâmica do negócio. Por isso, antes de dar esse passo importante, é preciso entender suas consequências e pensar em como lidar com elas. E principalmente, deve-se saber para onde se quer ir.

A importância do planejamento

Não se trata de “sair fazendo”. Até porque é preciso saber o que deve ser feito e o porquê. É aí que entra o planejamento, essencial para começar a jornada. O gestor deve, nesse momento, elencar de forma clara os objetivos do negócio.

Se o objetivo é expandir, deve-se determinar uma meta clara, como por exemplo: dobrar de tamanho em três anos. Ou se é objetivo é incorporar novas áreas, deve-se estabelecer quais serão e ter uma justificativa para tal. É essencial que as metas sejam desafiadoras, mas exequíveis.

Equipe deve estar engajada

Criadas as metas, deve-se definir os responsáveis. É uma forma de contribuir para o senso de responsabilização da equipe. Todos devem se comprometer com a execução de um bom trabalho para buscar a realização dos objetivos traçados.

Nesse cenário, o uso de um software jurídico  pode ser uma grande ajuda. A gestão da equipe e o controle das atividades pode ser automatizado com o auxílio dessa ferramenta.

O papel do software jurídico no crescimento do escritório

O software para escritório de advocacia proporciona ganho de produtividade, o que é essencial para os escritórios que desejam crescer. Um bom exemplo é o fato de a ferramenta possibilitar delegar as atividades entre os colaboradores de forma automatizada, evitando sobrecargas de trabalho. Além disso, a facilidade para delegar abre portas para entregar cada atividade sempre ao profissional com perfil mais adequado para desempenhá-la.

Outro exemplo de ganho de produtividade refere-se à automatização na busca de publicações em Diários Oficiais ou da atualização de status dos processos em andamento. Sem precisar realizar essas tarefas de forma manual, a equipe pode dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas, a elaborar peças processuais, comparecer a audiências e focar na prospecção para conquistar novos clientes.

Também no  quesito relacionamento com o cliente, o software para advogados tem algo importante a acrescentar. Se o escritório conta com muitos contratantes, realizar um atendimento convencional com qualidade (por telefone, por exemplo) é quase impossível e, consequentemente, a qualidade do serviço tende a cair. O software permite oferecer outro canal de atendimento, uma vez que conta com uma área de acesso exclusivo para o cliente, na qual ele mesmo pode entrar e consultar informações sobre seus processos de forma ágil e prática.

Desafios de ampliar a atuação do escritório de advocacia não devem ser subestimados. Porém, é importante saber que, com foco, planejamento e boas ferramentas esses desafios podem ser superados com sucesso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorUm em cada cinco brasileiros usa o celular enquanto dirige
Próximo artigoMacaco hidráulico escorrega e empresário é esmagado por caminhonete

O LIVRE ADS