Oposição sensata

Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! Números 13:30

Como estamos vendo na história do povo de Israel, é difícil enfrentar as dificuldades com a cabeça erguida. A maioria dos espias já havia contaminado o povo. Como mudar aquele cenário? Como convencer o povo a mudar a forma de pensar?

Josué e Calebe enfrentaram não somente os 10 espias, mas uma congregação inteira. Naquele contexto eles eram a oposição, mas agiram de forma sensata, e ao mesmo tempo, arriscada.

O interessante da história é que Calebe não obedeceu à hierarquia e nem aos mais experientes naquele momento, ele simplesmente mandou que aquele povo se calasse. Ele só fez isso porque sabia que estava sendo guiado por Deus.

Por Josué e Calebe terem tomado essa atitude, aquele povo desejava o mal deles, além disso, queria matá-los.

Normalmente, no mundo em que vivemos, ouvimos muito falar sobre a oposição na área da política. Os parlamentares, de todos os níveis, sejam municipais, estaduais ou federais, têm, de um lado, a maioria, que está com o governo, e do outro lado, a minoria, ou seja, a oposição, que está contra o governo do Poder Executivo, como o prefeito, governador e presidente da República.

Em qual lado você está? Está apoiando a maioria ou a minoria? Não importa o lado em que esteja, o que você deve se perguntar é se as suas atitudes convergem para o caminho de Deus e da salvação, ou não.

O normal é que em uma decisão a maioria sempre vença. Aquele povo venceu Josué e Calebe, se encararmos com a visão humana. Agora, se olharmos com a visão divina, predominou a decisão de Josué e Calebe, a minoria, ou seja, a vontade de Deus.

Os da oposição agiram de forma sensata, mesmo arriscando as suas vidas, pois sabiam que estavam nos planos de Deus. A mensagem dita por Josué é linda e motivadora para cada um de nós: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!”.

Que mensagem maravilhosa para as nossas vidas! Se, ao enfrentarmos os nossos gigantes, dissermos a nós mesmos que é certo que seremos vencedores, nós já entraremos para a batalha como vencedores.

Ter motivação em meio ao caos é algo que só ocorre com pessoas que estão dispostas a entregar as suas vidas ao Criador, para que Ele possa moldar e criar uma visão segura para a vida do ser humano. Se você hoje segue a maioria ou a minoria, isso é o de menos. O desafio é que você tome partido, unicamente, com base nas Escrituras Sagradas e ouvindo a voz de Deus.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInclusão é tema do Dia Mundial da Síndrome de Down
Próximo artigoNão houve conversa