Mato Grosso

Operação Terra Envenenada: vereador armazenava e distribuía agrotóxico contrabandeado

Toninho Bernardes foi preso pela Polícia Federal e não há previsão de quando será liberado pela Justiça

2 minutos de leitura
Operação Terra Envenenada: vereador armazenava e distribuía agrotóxico contrabandeado
(Foto: Gilson Carlos / Câmara de Sinop)

Vereador por Sinop (500 km de Cuiabá) e um dos alvos da Operação Terra Envenenada 2, Toninho Bernardes (PL) é suspeito de armazenar e distribuir agrotóxico contrabandeado no Norte de Mato Grosso.

Ele é uma das sete pessoas presas pela Polícia Federal nesta quarta-feira (4).

Segundo o delegado Rodrigo Martins, as suspeitas que pesam contra Toninho ainda serão investigadas. Se confirmadas, ele pode responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Além do vereador, outras seis pessoas – na maioria empresários da região – foram presas em Sinop na manhã de hoje.

LEIA TAMBÉM

A Polícia Federal também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão tendo encontrado dinheiro em espécie (um valor ainda não contabilizado), armas sem registro e, pelo menos, três caminhonetes carregadas com o produto do contrabando.

Os agrotóxicos, segundo a Polícia, vinham do Paraguai e até da China. Eram transportados para Mato Grosso em veículos de passeio, mas também há registros de caminhões carregados.

Para burlar a fiscalização, o grupo criminoso utilizava “batedores”, ou seja, um carro de suporte que fazia o caminho à frente da carga ilegal e avisava sobre possíveis barreiras na estrada.

O que diz a Câmara de Sinop?

Em nota à imprensa, a Câmara Municipal de Sinop confirmou o cumprimento de um  mandado de busca e apreensão no gabinete do vereador e reiterou que o intuito da operação não é relacionado às atividades exercidas por Toninho Bernardes enquanto vereador.

O que diz Toninho Bernardes?

A assessoria do vereador também confirmou o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão. Argumentou que o processo está em segredo de Justiça e não há mais o que possa ser comentado.

(Colaborou Anderson de Oliveira, de Sinop)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes