Cidades

Operação Spot, da Polícia Civil, prende 18 e apreende drogas, arma de fogo e dinheiro na Capital

3 minutos de leitura
Operação Spot, da Polícia Civil, prende 18 e apreende drogas, arma de fogo e dinheiro na Capital
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Uma associação criminosa que atuava em consórcio no tráfico de drogas foi desarticulada pela Polícia Judiciária Civil nesta sexta-feira (13). Dezoito pessoas foram presas e uma adolescente apreendida durante a operação Spot, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). Quarenta e dois tabletes de substância análoga à maconha foram apreendidos em um veículo no bairro Nossa Senhora Aparecida, na Capital.

Dez pessoas foram autuadas em flagrante – relacionadas à apreensão de objetos ilícitos como: um revólver calibre 38, 15 munições de igual calibre, 02 balanças de precisão, R$ 10 mil em espécie, além de diversas porções de drogas. Também foi dado cumprimento a 13 mandados de prisão preventiva da 13ª Vara Criminal Especializada em Entorpecentes; 10 mandados de busca e apreensão da 13ª Vara Criminal e 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Criminal.

Conforme o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a operação desarticulou uma associação criminosa para o tráfico, que agia de forma coordenada e coesa na distribuição de entorpecentes na região metropolitana, através de transportes clandestinos de drogas, imprimindo com isso aumento significativo na criminalidade.

“Durante o período de investigação constatou-se a existência de dois grupos criminosos (células) que atuavam comercializando a droga, sendo um deles relacionado com o transporte de grandes quantidades de entorpecentes (transporte interestadual do Mato Grosso do Sul para o Mato Grosso), e outro responsável pelo tráfico doméstico / ‘formiguinha’, comércio de droga nas bocas de fumo da região metropolitana existindo uma correlação entre os dois grupos”, explicou.

O delegado adjunto Marcelo Miranda Muniz informou que uma das características da associação criminosa é o consórcio, montado com o objetivo de dividir os custos com a compra da droga e a logística do transporte, que também contava com o acompanhamento de batedores durante todo o trajeto. “Com isso realizava-se o pagamento à vista, possibilitando a entrega imediata (logística Spot)”, disse o delegado.

Ainda segundo a apuração, um dos integrantes da associação criminosa comandava a distribuição e comercialização da droga na Baixada Cuiabana, atuava do interior de um presídio da capital (PCE).

A operação resultou de três meses de intensa investigação, destaca o delegado Marcelo Miranda Muniz. “O ponto de partida foi o recebimento de uma denúncia minuciosa que apontou vários detalhes acerca das atividades de um grande fornecedor. (…) Ao longo do período da operação, os suspeitos movimentaram pelas rodovias mais de uma tonelada e meia de entorpecente – quantidade essa que foi integralmente apreendida pela DRE nos trabalhos de investigação”, afirma.

Para o delegado titular Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a operação superou as expectativas iniciais. “O resultado foi bastante positivo, além do cumprimento das ordens judiciais que permitiram a desarticulação da associação criminosa tivemos ainda 10 autuações em flagrante. Sabemos que o tráfico de drogas fomenta diversos outros crimes e a Delegacia de Entorpecentes, no seu planejamento operacional para o segundo semestre, fará um trabalho ainda mais intenso na repressão ao tráfico, seja na modalidade doméstico ou na prisão de grandes fornecedores”.

Os procedimentos de flagrante estão sendo realizados na Delegacia, na manhã desta sexta-feira (13). Os presos serão encaminhados para Audiência de Custódia no período vespertino, onde ficarão à disposição do Judiciário.

Operação

A Operação Spot mobilizou 150 policiais civis, lotados na DRE e em unidades da Diretoria de Atividades Especiais (GCCO, GOE, GEPOL, DEFAZ, DEMA, GOA) e em delegacias da Diretoria Metropolitana (DHPP, DERRFVA, DERF Cuiabá, DERF/VG, DEDDICA, DEA Cuiabá).

 

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes