Judiciário

Operação Descobrimento: mais de 30 carregamentos de drogas iriam para a Europa

Carregamento apreendido em fevereiro de 2021, seria o primeiro de 36 envios para a Europa

1 minuto de leitura
Operação Descobrimento: mais de 30 carregamentos de drogas iriam para a Europa
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Os alvos da operação Descobrimento enviariam mais de 30 carregamentos de drogas do Brasil para a Europa, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) da Bahia. Um dos líderes do suposto grupo criminoso, conforme o MPF, seria o ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Seciteci), Nilton Borgato, que atuaria como o responsável pelos contatos de vendas.

O detalhamento foi trazido pelo jornal A Gazeta, desta sexta-feira (20), e destaca que o carregamento de cocaína flagrado em fevereiro de 2021, em Salvador, seria o primeiro de 36 voos que seriam realizados para a exportação da droga.

A denúncia reforça que o grupo criminoso atuaria desde junho de 2020 e teria contado com a parceria de outra organização criminosa para fortalecer as remessas. Nesse ponto, o lobista do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Rowles Magalhães e Ricardo Agostinho teriam proximidade com esses outros grupos, buscando eliminar a concorrência no envio das drogas para a Europa.

Borgato, o lobista Rowles e a doleira Nelma Kodama, que também atuaria no intermédio entre os fornecedores de drogas e os transportadores, foram presos na operação Descobrimento, realizada pela Polícia Federal, no mês passado. Os três e outras 13 pessoas foram denunciadas por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e remessa irregular de divisas ao exterior.

LEIA TAMBÉM

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes